A criação de pintado em tanque exige cuidados especiais, e para começar a escolha dos tanques, ambiente, alimentação e os cuidados necessários são os passos mais importantes.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre a criação de pintado em tanque.
Para analisar a quantidade de peixes a colocar no tanque, é necessário ter em conta o tamanho e o peso que o animal irá atingir futuramente, respeitando, como já foi dito, os 10 metros para cada pintado
Para baratear o investimento inicial e facilitar a produção de pintadas, o ideal são pequenas fazendas ou fazendas com lago e área para guardar equipamentos e ração, pois a pintada é um peixe rústico e de movimentação rápida se adapta ao seu novo ambiente.
Regularização ambiental na piscicultura
Praticar a produção de peixes é uma atividade rentável, porém possui regras ambientais rigorosas.
Por esta razão, antes de criar qualquer peixe é preciso licença ambiental, registro no Ibama e no Ministério da Pesa, além de autorização para o uso da água, essas regras são de suma importância pois a falta destes documentos pode implicar em multas de até R$ 1 milhão.
Criação de pintado em tanque
Prepare a infraestrutura local para pegar o peixe com a ajuda de um profissional da área. Adquira mudas adaptadas à alimentação industrial e de produtores conceituados.
É muito importante que os espécimes sejam saudáveis e provenientes de linhas produtivas.
Ambiente para criação do pintado
O clima quente é ideal, embora o peixe possa ser criado em qualquer região do país e durante o inverno. Em águas frias até 10°C, porém, a tolerância é dada por um determinado período de tempo.
Ao apoiar ambientes densamente povoados, monitore-os para não exceder a densidade – número de peixes por área – levando a uma maior competição por comida.
Recomenda-se 10 metros quadrados para cada pintura, mas se houver uma boa renovação de água ou arejador, pode-se produzir uma quantidade maior na mesma área.
Alimentação adequadas
O pintado é um peixe que se alimenta de outros peixes na natureza. Por isso, precisam de tempo para se acostumar com alimentos industrializados, como ração.
A ração extrusada é ideal para o pintado que vem em vários tamanhos dependendo da fase de vida do peixe, a quantidade fornecida deve ser suficiente para ser consumida em 15 ou 20 minutos.
Recomenda-se alimentar os peixes pintados três vezes ao dia, a ração selecionada deve ter alto valor nutricional e alto teor de proteínas para que os peixes cresçam saudáveis.
É importante que a fase de engorda das pintadas seja dividida em três fases para que não ocorra crescimento excessivo algumas e acabará sendo o peixe dominante no aquário, pois estes tendem a comer os menores, embora sejam da mesma espécie.
Tanque para criação do pintado
Os reservatórios devem ser abastecidos com água de uma simples vala, canal de concreto ou cano de PVC. Cavados no solo, com opção de forro em alvenaria, fibra ou chapa galvanizada, os tanques devem ter um monge no fundo onde se acumulam restos de comida e dejetos do gado, com um monge para controlar o fluxo de água.
No entanto, você optar por criar em gaiolas de rede, precisará de um rio ou represa nas proximidades.
Cuidados necessários para criação de pintado
Alguns cuidados são necessários para evitar que predadores ataquem seus peixes. Primeiro, prenda uma rede de cobertura para evitar que as aves se aproximem do tanque, especialmente se ainda estiverem em fase de reprodução ou nanismo.
Durante o período de alimentação, os horários de pouca luz são os melhores, como os hábitos noturnos dos Pintados. Portanto, opte pelo início da manhã, no final da tarde ou mesmo à noite.
Reprodução e desenvolvimento do peixe pintado
A criação do pintado deve ser assistida por profissionais locais familiarizados com o processo de indução da desova.
A criação será realizada em incubatório, desde que possua infraestrutura adequada como laboratório com tanques, tanques, incubadoras e matrizes selecionadas.
Além disso, os profissionais devem usar hormônios específicos para estimular a reprodução das pintadas no tanque.
Para os iniciantes na criação e manejo do pintado, o melhor é focar apenas na fase de engorda dos juvenis e somente de produtores profissionais que tenham estrutura técnica para realizá-la.
O transporte do alevino foi muito importante, pois se não fosse manuseado adequadamente após meses de trabalho preparando toda a estrutura, poderia resultar na morte dos peixes e danos graves.
Portanto, os alevino precisam ser carregadas em transporte de engradados com água dos filhotes tanque de origem, além de jejum de no mínimo 36 horas.