A criação de peixe betta em aquário é uma das melhores opções para quem quer começar criar peixes ornamentais e até mesmo começar no aquarismo em geral.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre a criação de peixe betta em aquário.
Além disso, o peixe betta sempre chama atenção em qualquer aquário, pois ele é considerado um dos peixes mais bonito por causa das escamas coloridas e barbatanas grandes.
Licença para criação de peixe ornamental
A criação de peixes ornamentais exige que o empreendedor cumpra alguns requisitos legais, como Licença ambiental e o registro no Departamento de Aquicultura e Pesca.
Também é preciso se cadastrar na Junta Comercial e obter o CNPJ da empresa, além do alvará emitido pela prefeitura.
Criação de peixe betta em aquário
Escolha do peixe
Ao iniciar a criação de peixes Betta em um aquário é importante verificar se a cor dos peixes está vibrante e também prestar atenção nas nadadeiras, pois podem apresentar pequenos ferimentos e podem não estar inteiras.
Além disso, há vários tipos de bettas com cores e caudas diferentes, caso queria conhecer as demais espécies clique aqui ( Tipos de betta: criação em aquário, alimentação, reprodução e principais doenças)
Tamanho do aquário
O aquário para o peixe betta é importante que espaço suficiente para o peixe viver sem que suas nadadeiras e rabo encostem nas paredes, é importante também que o local tenha alguma profundidade, o ideal é uma capacidade de cerca de 15 litros.
Dica: Nunca esqueça a tampa do aquário, pois o peixe betta pode pular para fora do tanque, por isso é importante proteger o espaço com uma cobertura.
Parâmetros da água
É muito importante manter a qualidade da água com os parâmetros corretos, por isso sempre monitore os parâmetros.
É importante que o pH da água esteja entre 6,5 e 7,0, os peixes podem se adaptar a um pH alcalino, mas isso deve ser feito gradualmente para evitar mudanças bruscas.
Adicione cascalho ou areia de textura suave no fundo do aquário
Uma dica muito importante é adicionar plantas naturais para deixar o ambiente mais atraente, e se
houver espaço suficiente, adicione um esconderijo para o peixinho brincar e descansar.
Adicione também uma iluminação extra, assim o aquário fica bonito e destaca as cores de seu peixe betta, no entanto, escolha lâmpadas coloridas para criar um visual descolado.
Depois dessas etapas e o espaço estiver pronto, tampe o aquário, pois o como o peixe betta gosta de saltar, se o habitat não estiver tampado, ele poderá pular para fora.
Cuidados com o peixe betta
Mesmo sendo uma espécie de baixa manutenção, deve-se ter cuidado ao alimentar e limpar o aquário de peixe betta.
A frequência da manutenção, ou seja, trocas parciais de água (ou limpeza do aquário) depende do método de criação, se o peixe betta for sendo criada em um beco ou em um aquário maior.
Se a planta estiver em um beco, a limpeza é ideal, pois não há sistema de filtragem que é feito semanalmente. Para aquários maiores que possuem sistema de filtragem, a manutenção pode ser feita em um intervalo maior, a cada 20 ou 30 dias.
Alimentação do peixe betta
Devem ser alimentados com rações específicas para Bettas, pois são alimentos nutricionalmente completos que atendem às necessidades de seus hábitos alimentares, que são onívoros, ou seja, se alimentam tanto de alimentos de origem animal quanto vegetal.
Além da ração, são importantes os suplementos nutricionais, com rações que fornecem estímulos nutricionais variados. Para isso, é interessante usar alimentos vivos como Artemia que são pequenos crustáceos, insetos desidratados e botânicos à base de Spirulina.
Reprodução do peixe betta em aquário
Além disso, no período de reprodução, a fêmea sinaliza que está pronta, o peixe betta marcho se aproxima dela e gira o corpo da fêmea, logo em seguida, ele se enrola em volta dela.
Neste momento, ele fertiliza os ovos, enquanto ela os solta na água. No entanto, os dois ficam nesse abraço até que afundem na água, ou fiquem um tempo flutuando imóveis.