Criação de colisa em aquário: cuidados, alimentação e reprodução
A criação de colisa em aquário é bem fácil, pois além de serem peixes pacíficos, se dão perfeitamente bem com peixes menores que elas.
Por esta razão, a colisa é um peixe indicada para iniciantes, por ser resistente e pouco exigente quando a água, há também outras espécie de colisa como por exemplo a colisa lália, colisa lália sangue e colisa cobalto, colisa chuna, colisa labiosa e a colisa fasciatus.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre a criação de colisa em aquário.
Licença para criação de peixe ornamental
A criação de peixes ornamentais exige que o empreendedor cumpra alguns requisitos legais, como Licença ambiental e o registro no Departamento de Aquicultura e Pesca.
Também é preciso se cadastrar na Junta Comercial e obter o CNPJ da empresa, além do alvará emitido pela prefeitura.
Criação de colisa em aquário
Aquário para colisa
O aquário para colisa deve ser acima de 56 litros, com as medidas de 60 x 30 x 30 centímetros, pois são relativamente grandes.
Além disso, quanto mais plantas tiver melhor será principalmente as de superfície, pois ele vai apreciá-las e precisar delas, coloque no aquário esconderijos e tocas para a fêmea são importantes já que o macho tende a persegui-la mesmo fora do período de reprodução.
Parâmetros de água
Quando colocado sem outras espécies, o pH da água deve ficar em torno de 6,8 a 7,2. Quando estiver com outros peixes, o valor ideal é sempre 7. A dureza da água deve ser baixa, ou seja, em torno de 5.
Dureza significa a quantidade de cálcio e magnésio que está presente na água. Devido ao clima tropical, a temperatura deve ficar entre 22 e 28ºC.
Temperamento do colisa
O Colisa é um peixe com um comportamento muito variado. Em geral, seu temperamento depende das condições de reprodução, embora seja considerado por muitos um peixe tímido.
Porém, os peixes podem ser agressivos, principalmente na época de acasalamento, e requerem atenção especial nessa época.
Compatibilidade do colisa
O Colisa é um peixe tímido, mas territoriais e pode lutar com outros peixes. Eles também precisam de companheiros de aquário pacíficos e tímidos, opte por peixes menores que eles e evite colocá-los com peixes Betta, pois podem acabar destruindo seus ninhos e causando confusão.
Cuidados com peixe colisa
A preocupação mais importante é o ambiente em que a colisa viverá, ou seja, o aquário. O tamanho e as decorações internas são tão importantes quanto a qualidade da água e a câmara de criação.
Reprodução do colisa em aquário
Na época de reprodução, o coliseu dos machos constrói um ninho de saliva e partes de plantas, também é importante mencionar que o macho é agressivo com a fêmea, mas assim que o ato termina isso muda.
O macho também tentará atacar a fêmea após o acasalamento, por isso é importante removê-lo o mais rápido possível, ela é feita para não machucar ou estressar o peixe.
Alimentação do colisa em aquário
Seus hábitos alimentares são como a maioria dos peixes, o que significa que são onívoros. Alimentam-se de larvas de insetos, crustáceos, algas e minhocas.
Mas como pode causar problemas para si e para outros peixes, alimentá-lo cru ou vivo não é apropriado. A ração atenderá todas as necessidades nutricionais, basta adicionar a quantidade indicada e ele comerá normalmente.
Manutenção do aquário
Se ainda estiver montando seu aquário, aguarde cerca de 20 dias antes de adicionar os peixes. A filtragem da água deve ser feita de forma mecânica e biológica, ou seja, por plantas.
As trocas de água devem ser baseadas na presença de amônia e nitrito na água, mas antes disso, informe-se sobre a frequência e o tipo de troca.