Água doce

Colisa lalia peixe: características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário

Por Alan Costa, em 07/12/2022 (atualizado em 05/12/2023)
colisa lalia

Colisa lalia (Trichogaster lalius) é uma espécie de peixe ornamental de água doce da família Osphronemidae conhecido também como colisa lalia azul.

colisa lalia

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

Além disso, esta espécie é encontrada no seu ambiente natural em regiões quentes e águas estagnadas pobre em oxigênio, em meio a densa vegetação.

Características do peixe colisa lalia 

características do peixe colisa lalia

Colisa lalia é extremamente popular entre aquaristas dado sua beleza, rusticidade e comportamento pacífico, existem inúmeras variedades de cores oriundas desta espécie.

Além disso, entre as variedades mais comuns estão a variedade cobalto (azul sólido) conhecida como Colisa Azul e a variedade vermelha conhecida como Colisa Vermelha/Sangue, a variedade vermelha pode ser confundida com a Colisa Mel (Trichogaster chuna).

Reprodução do peixe colisa lalia

Ovípara. Durante a fase reprodutiva, o macho tende a ser agressivo com a fêmea, comportamento que cessa quando se inicia o ritual reprodutivo.

Os dois permanecem sob o ninho de bolhas, com o macho cutucando a fêmea com o focinho e acariciando a região abdominal com suas antenas.

A desova ocorre sob o ninho de bolhas no típico abraço anabantoide, com o macho se enrolando as fêmeas ao redor, liberando óvulos e espermatozoides ao mesmo tempo.

Os ovos liberados pela fêmea nadam, alguns podem eventualmente afundar onde são coletados pelo macho e colocados no ninho.

Uma vez terminada a desova, o macho assume a responsabilidade de guardar o ninho e a fêmea se torna fortemente atacado e deve ser retirado.

A incubação leva até 36 horas, dependendo da temperatura, depois de nadarem livremente, o macho pode ser removido. Embreagens individuais podem produzir até 600 a 700 ovos.

Alimentação

peixe colisa lalia

Colisa lalia é um peixe Onívoro, em seu ambiente natural alimenta-se principalmente de pequenos crustáceos, rotíferos, protozoários, algas larvas de insetos e pequenos anelídeos.

Habitat

Esta espécie de colisa habita predominantemente ambiente lêntico como riachos, lagoas, pântanos, valas e córregos e canais de irrigação com vegetação abundante.

Onde encontrar o peixe colisa lalia

A colisa lalia é  encontrado na Ásia, amplamente distribuído através do Paquistão, norte da Índia e Bangladesh.

Criação do peixe colisa lalia em aquário

criacao do peixe colisa lalia em aquario

Manutenção em aquário

Aquário com dimensões mínimas de 60cm x 30cm x 30cm (56 litros), como a maioria dos anabantoides, eles não gostam de movimentos vigorosos na água.

Aquários densamente plantados são muito populares para esta espécie, é importante fazer esconderijos e tocas se você quiser manter um par, pois o assédio do macho é bastante forte na fêmea.

Parâmetros da água

• água doce;
• pH: 6.6 – 7.4;
• Dureza: 5 – 19;
• Clima: tropical; 22°C – 28°C;

Comportamento

criacao do peixe colisa lalia

É uma espécie pacata e ideal para um aquário comunitário, podendo tornar-se territorial e agressiva com outros membros do género, nomeadamente outros Colisas e não raro outros Anabantóides como Tricogaster, peixe paraíso e Betta.

É um peixe tímido que deve ser mantido com peixes pequenos e igualmente pacíficos. Comum em aquários pequenos, como os populares Bettas, essa ação deve ser evitada e desencorajada.

Alimentação

Em aquário a colisa lalia aceitará alimentos secos sem dificuldades, devendo também ser fornecido pequenos alimentos para desenvolver melhor sua saúde e coloração.

Sair da versão mobile