Congro-rosa peixe: características, reprodução, alimentação, curiosidades, habitat e tipos de iscas
Congro-rosa (Genypterus blacodes) é um peixe de água salgada que pertence à família dos congrídeos encontrado nos oceanos do hemisfério Sul, especialmente no Brasil.
Além disso, ele é conhecido popularmente de côngrio-rosa e pelo seu nome cientifico Genypterus blacodes, no Brasil também conhecido como Congrio-Rosa, congro-rosa, Congro ou Safio.
Esta é uma espécie muito sedentário, fixa-se em tocas nas rochas ou em destroços de navios afundados, ele também emite sons perfeitamente audíveis à superfície.
O congro-rosa é um peixe que se assemelha a uma enguia e muitas vezes é confundido com a enguia comum, que habita a costa e estuários em uma base migratória, e é encontrado no interior de rios.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do peixe congro-rosa
O congro-rosa é um peixe sem escamas, com o corpo cilíndrico, alongado e não tem divisão de nadadeiras dorsal e anal, é uma nadadeira só que preenche todo o dorso.
Em relação a sua cor irá depender muito do local do seu habitat, por exemplo, os que vivem em águas profundas são de uma cor cinza indo para o verde, e alguns chegam a ser preto, e outras vezes são encontrados na coloração amarelo-rosado, cinza escuro com manchas marmoreadas castanho-avermelhado irregular.
O congro-rosa pode medir ate 2 metros de comprimen,to com 25 kgs de peso, ele é um peixe é muito apreciado tanto pelo sabor, quanto pela pesca.
Reprodução do peixe congro-rosa
Esta é uma espécie de peixe ovíparo, e as fêmeas 2 anos morrem logo depois da desova, as larvas permanecem a uma média de 200 metros de profundidade nos primeiros 2 anos de vida.
Quando o congro-rosa chega ao tamanho de mais ou menos 15 cm, vão para as regiões costeiras onde ocorre o período reprodutivo se dá principalmente no inverno.
No entanto, pouco se sabe sobre os hábitos de reprodução congros, é possível que o congro adulto somente se reproduza uma vez na vida e em águas profundas.
Alimentação
Este peixe caça principalmente à noite, alimentando-se de peixes e crustáceos.
Ameaças
As principais ameaças do congro-rosa são a poluição, destruição do habitat e pesca predatória.
Curiosidades
Um ponto curioso sobre este peixe é que ele morre após a desova, e ele também vive principalmente no fundo do mar.
Além disso, congro-rosa é um peixe sedentário, e costuma se instalar em tocas como barcos e navios afundados.
Habitat
O congro-rosa habitat na profundidade pode ficar de 22 metros até 1000 metros no fundo do mar.
Onde encontrar o peixe congro-rosa
O congro-rosa é encontrado no Brasil, na costa do Sudeste e Sul, desde o Espírito Santo até o Rio Grande do Sul, e pode ser visto pelo sul da Austrália e ao redor da Nova Zelândia.
Dicas para pesca do peixe congro-rosa
Melhor época de pesca
A melhor época para a pesca do peixe congro-rosa é no inverno ou meses frios, pois é quando sair em busca de alimentos.
Em relação a melhor área são as costeiras por entre as rochas, portos em profundidade média e grande, e o melhor horário é a noite, período que fica mais ativo.
Equipamentos
Os equipamentos utilizados para esta pesca devem ser de média/alta resistência.
Anzol e linhas
Use um anzol forte é importante e a linha resistente é necessário para uma pescaria de sucesso.
Tipos de iscas para pesca de congro-rosa
As iscas para a pesca de congro-rosa usadas são as naturais como a sardinhas, cavalas e lulas.
Dicas de pesca
- Nesta pesca são praticadas duas modalidades com este tipo de pesca: a pesca submarina e a pesca de fundo para espécies maiores.
- No entanto, é importante afrouxar a chumbada na linha de pesca para que o peixe não sinta a resistência da puxada, e assim é possível amortecer a puxada e desse modo o peixe será fisgado com maior facilidade.