O coió (Dactylopterus volitans) é um peixe teleósteo de água salgada que pertence a família dactilopterídeos, também conhecido como cajaléu, coró, falso peixe-voador, pirabebe, santo-antônio.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, esta espécie é encontrado na costa do Atlântico, em fundos de areia, cascalho e recifes
O coió é um peixe que possui hábitos diurnos, passando o dia forrageando o substrato inconsolado (areia) usando os primeiros raios da nadadeira peitoral em busca de pequenos invertebrados.
Características do peixe coió
O peixe coió mede cerca de 50cm de comprimento e pesa 1,8kg, possui formato cilíndrico, ligeiramente alongado e robusto, a sua cabeça é grande e de formato quadrado.
A coloração deste peixe varia entre marrom-amarelado e cinza com pintas claras, azuladas, espalhadas por todo o corpo, o ventre é mais claro que o dorso, a nadadeira anal é pálida.
O peixe também tem nadadeiras distendidas se assemelham a uma asa, os primeiros raios da nadadeira dorsal são móveis, voltados para a frente, a locomoção normal se dá através das nadadeiras ventrais e caudal.
Habitat
O peixe coió é encontrado sob fundo arenoso, também pode ser observado sobre recifes, costões rochosos e em locais com substrato areno-lodoso.
Alimentação
Este peixe se alimenta de pequenos caranguejos e moluscos bivalves, alevinos de peixes.
Status de conservação
O Coió é um peixe que não esta listado sob nenhuma categoria de ameaça.
No entanto, apesar de ser um peixe belíssimo, o seu tamanho e exigência de espaço não tornam ele um dos alvos preferenciais do comercio de ornamentais local, porém em alguns lugares indivíduos pequenos com até 10cm são comercializados.
Fotos do peixe coió
Onde encontrar o peixe coió
O peixe coió é encontrado em todo o oceano Atlântico e mar Mediterrâneo, em profundidades que variam de 1 a até 100m.