Ciclídeo cabeça vermelha peixe: características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário
Ciclídeo cabeça vermelha (Vieja melanurus) é um peixe de água doce da familia Cichlidae, e da ordem Perciformes.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, esta espécie é endêmico da bacia do Rio Usumacinta, no sul do México e Guatemala, estendendo-se até Belize e na encosta leste da parte sul da península de Yucatan no México.
A espécie normalmente habita águas lentas ou paradas, como rios, lagos e lagoas; embora principalmente um peixe de água doce, pode ocorrer em ligeiramente habitats salobro.
Características do peixe ciclídeo cabeça vermelha
O peixe ciclídeo cabeça vermelha macho cresce mais do que a fêmea e também desenvolvem uma saliência nucal proeminente na testa, os adultos são ciclídeos bastante coloridos com uma cabeça laranja a vermelho-rosada, um corpo geralmente exibindo esverdeado, azulado, rosa e laranja-dourado e uma barra preta horizontal (geralmente irregular ou manchada) na base da cauda; a barriga e manchas em outras partes do corpo também podem ser pretas.
Habitat
Esta espécie habita em partes baixas e planas dos rios e em numerosos lagos, ás vezes é encontrado em água levemente salobra, embora não se saiba se pode sobreviver neste ambiente a longo prazo.
Onde encontrar o peixe ciclídeo cabeça vermelha
O peixe ciclídeo cabeça vermelha é encontrado na América Central, Rio Usumacinta no México, Guatemala e Belize.
Criação do peixe ciclídeo cabeça vermelha em aquário
Aquário mínimo
O aquário mínimo deve ser de 100 cm de comprimento X 40 cm de largura, coloque considere um aquário deste porte para um casal, para aquário comunitário pelo menos 150 cm de comprimento.
Além disso, o aquário deve contar preferencialmente com várias rochas e pedaços de troncos, além de substrato preferencialmente arenoso e macio.
Alimentação
Onívoro, e se alimenta de algas, plantas, detritos e zoobentos em seu ambiente natural, em aquário aceitará alimentos secos e vivos prontamente, é importante fornecer alimentos vegetais regularmente como verduras e espirulina.
Reprodução em aquário
Ovíparo, e em aquário eles produzem de 300 a 500 ovos adesivos em superfícies planas de rochas, raízes ou plantas, que eclodem em até três dias, e ambos pais guardam os alevinos até que estejam nadando livremente.
Além disso, o mais difícil é a formação de casais com potencial para desova. Atingem maturidade sexual com cerca de 15 cm.