Carpa platinum (Cyprinus carpio) é uma espécie de peixe ornamental da família Cyprinidae é uma espécie bastante popular no mundo todo.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Esta é uma espécie que exige o monitoramento dos parâmetros da água constantes, para isto são recomendados os testes periódicos de pH, GH, KH, Amônia, Nitrito e Nitrato.
Além disso, existem produtos que testam certos parâmetros constantemente, sem que o aquarista necessite fazê-los a toda hora e que permitem um monitoramento 24 horas.
Origem
A carpa platinum é nativo Ásia e da Europa.
Características do peixe carpa platinum
A carpa platinum é um peixe ornamental de porte médio medindo 15 a 18 cm, sua coloração de forma vívida apenas quando mantidos em ambiente ideal, peixes em situação estressante (baterias de lojas, logo após o transporte, etc)
Além disso, eles podem apresentar coloração muito pálida, que é facilmente revertida ao ser transferido para um local com parâmetros e necessidades adequadas à espécie.
Reprodução do peixe carpa platinum
Na reprodução da carpa, a fêmea pode desovar no primeiro ano de vida e o macho pode atingir a maturidade sexual.
Habitat
A carpa platinum habita em lagos de água doce e rios da Ásia especificamente da China.
Onde encontrar o peixe carpa platinum
Esta espécie de carpa ornamental pode ser encontrado na Ásia mais especificamente da China, Europa e África, pode ser criado em vários ambientes, adaptando-se bem a tanques externos.
Criação do peixe carpa platinum em aquário
Tamanho do aquário
O tamanho do aquária deve ter cerca de 100 litros para cada carpa, se for lagos uma carpa para cada 150 litros.
Parâmetros da água
– Dureza da água: mole a média;
– pH: 7.0 a 7.6;
– Temperatura: 18 a 26ºC;
Alimentação no aquário
Onívoros com tendência a serem herbívoros, para favorecer a reprodução e manter seus peixes saudáveis e coloridos, recomenda-se oferecer fontes de proteína vegetal para complementar a dieta, além da alimentação específica da espécie.
Comportamento e compatibilidade com outros peixes
A carpa platinum é um peixe calmo e vive em grupos, os peixes indicados para colocar juntos esta espécie são outras carpas e kinguios.
Além disso, como são peixes de porte grande o evite colocar juntos com peixes pequenos, pois ele podem ser facilmente comidos vivos.
Reprodução em aquário
Ao colocar ovos, a fêmea libera seus ovos na água e o macho nada para fertilizá-los.
Esses ovos se fixam e é recomendável usar plantas flutuando no lago para que se instalem em suas raízes e reduzam o risco de se tornarem alimento para adultos, pelo menos até que sejam separados.
Os ovos eclodem em cerca de 4 dias e dois ou três dias após a eclosão, os alevinos consumiram o conteúdo do saco vitelino e começam a nadar.
Não há cuidados parentais entre os peixes desta espécie, a partir do momento em que os filhotes nadam livremente, rações especiais para peixes juvenis que põem ovos e alimentos vivos como infusórios, microvermes, artêmias etc. Alojamento maior pode ser oferecido.
Dimorfismo sexual
A carpa platinum fêmea possui o ventre mais roliço principalmente em época de desova.
Além disso, estas características aparecem em peixes no final do estágio juvenil e em adultos, a diferença sexual entre filhotes é mais difícil de ser observada.
Dicas
- Dica de plantas usadas: No caso de plantas vivas, a indicação é só utilizar plantas específicas para lagos, como por exemplo ninphaeas.
- Sempre monitore os parâmetros da água: É extremamente importante o monitoramento dos parâmetros da água, para isto são recomendados os testes periódicos de pH, GH, KH, Amônia, Nitrito e Nitrato.
- Manutenção constante da temperatura da água: Igualmente importante é a manutenção constante da temperatura da água para evitar quedas bruscas que podem levar à debilitação do sistema imunológico do animal e ao surgimento de doenças.
- Mantenha a água cristalina e saudável: Para manter a água sempre cristalina e saudável é importante investir bem em filtragem e materiais filtrantes, kinguios e carpas são peixes que estão sempre à procura de alimento e sempre defecando, o que suja muito a água, mais que outras espécies, tenha uma filtragem completa (parte mecânica com perlon + parte química com carvão ativado, trocado todo mês + parte biológica principalmente, com bastante cerâmica ou bio ball).
- Evite que a água fique verde: Para evitar algas, água verde, que acontecem geralmente em locais que batem sol, use um filtro esterilizador UV compatível com a litragem total, vai resolver o problema em 90% ou mais.