Carpa cruciana: características, habitat, reprodução e alimentação
Carpa cruciana (Carassius carassius) é um membro de tamanho médio da família das carpas comuns Cyprinidae do gênero dos Carássio.
A carpa cruciana alcançou certa fama na história do teatro através da obra teatral mais conhecida de Witold Gombrowicz .
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Em Yvonne, a princesa da Borgonha (1935), a heroína do título é assassinada por uma absurda “ tentativa de assassinato ” usando uma refeição de carpa cruciana com muitos ossos.
Características da carpa cruciana
O maior comprimento do corpo é de 36 cm, o peso é de até 1,5 kg, a expectativa de vida é de 10 a 15 anos. O corpo é curto, alto, quase arredondado, ligeiramente achatado lateralmente, coberto por escamas lisas, o dorso é engrossado.
Cada último raio não ramificado das barbatanas dorsal e anal tem cerca de 30 pequenos dentes. A borda superior da barbatana dorsal é convexa. A cavidade corporal é clara (vermelha). A cor de fundo geral é dourada ou amarelo-cobre.
O dorso é escuro, castanho-esverdeado, os flancos são dourados, o ventre é amarelado, as barbatanas são vermelho-acinzentadas, a íris é amarelada. Os alevinos geralmente apresentam uma mancha escura ou faixa escura na extremidade do pedúnculo caudal.
Habitat da carpa cruciana
A carpa cruciana é uma espécie europeia amplamente distribuída, abrangendo desde a Inglaterra até a Rússia; encontra-se tão ao norte quanto o Círculo Polar Ártico nos países escandinavos, e tão ao sul quanto o centro da França e a região do Mar Negro.
Seu habitat inclui lagos, lagoas e rios lentos. Foi estabelecido que o peixe é nativo da Inglaterra e não introduzido.
Reprodução da carpa cruciana
A época de desova é maio e junho. A fêmea põe cerca de 150.000 a 300.000 ovos de 1 a 1,5 milímetros que aderem às plantas aquáticas. Dependendo da temperatura da água, as larvas eclodem após três a sete dias.
Após três a quatro anos tornam-se sexualmente maduros com um comprimento de cerca de 8 a 15 centímetros.
Alimentação da carpa cruciana
A carpa cruciana se alimenta de pequenos animais, como larvas de mosquitos e efeméridas , e plantas.
Estado de conservação
A União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) classifica a carpa cruciana como ‘não ameaçada’ ( Least Concern ) na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas.
No entanto, observa-se um declínio gradual e sustentado dos stocks em massas de água individuais, especialmente no sistema fluvial do Danúbio e na Europa Central em geral.