Água Salgada

Caranha-jubarte: características, habitat, reprodução e alimentação

Por Alan Costa, em 17/01/2024 (atualizado em 08/02/2024)
caranha jubarte

Caranha-jubarte ( Lutjanus gibbus ) é uma espécie de peixe marinho da familia dos Lutjanídeos que pertence ao gênero Lutiano.

É uma espécie de importância comercial , além de ser procurada como peixe de caça . É também uma espécie popular para exibição em aquários públicos .

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

Características da caranha-jubarte

caracteristicas da caranha-jubarte

A caranha-jubarte tem um corpo relativamente com um comprimento padrão que é 2,2 a 2,5 vezes sua profundidade, com uma cabeça que tem uma testa muito inclinada e um entalhe conhecido e bem desenvolvido no pré-opérculo .

Os dentes vomerinos estão dispostos em forma de meia-lua, sem extensão para trás e a língua é lisa, sem dentes, a barbatana dorsal tem 10 espinhos e 13-14 raios moles, enquanto a barbatana anal contém 3 espinhos e 8 raios moles.

A parte posterior das barbatanas dorsal e anal tem formato pontiagudo, as barbatanas peitorais contêm 16 a 17 raios e a barbatana caudal é bifurcada com lóbulos arredondado, este peixe atinge um comprimento total máximo de 50 cm, Embora 45 cm. seja o mais típico.

A cor geral deste pargo é vermelha ou cinza, mais escura no dorso e na parte superior da cabeça, apresenta uma tonalidade alaranjada na parte inferior da cobertura branquial e na axila da barbatana peitoral.

Habitat da caranha-jubarte

habitat da caranha-jubarte

A caranha-jubarte ocorre em profundidades de 1 a 150 m. Está associado a recifes e durante o dia reúne-se em grandes agregações, principalmente estacionárias, em recifes de coral.

Os juvenis abrigam-se em leitos de ervas marinhas em áreas protegidas de substratos arenosos e lamacentos, enquanto as agregações são dominadas por subadultos. Os adultos maiores habitam águas mais profundas nas encostas costeiras.

Distribuição geográfica

Caranha-jubarte tem uma ampla distribuição no Indo-Pacífico Ocidental. Ela abrange desde a costa oriental da África e o Mar Vermelho até as ilhas Society e Line e da Austrália, no sul, até o sul do Japão, no norte. Também foi registrado desde as Marquesas e ao sul até Rapa Iti.

Reprodução da caranha-jubarte

reproducao da caranha-jubarte

Amadurecem pela primeira vez com um comprimento de corpo de 30 cm e desovam na costa oriental da África na primavera e no verão.

Eles desovam na costa do Japão de maio a outubro. A expectativa de vida máxima dos homens é de 21 anos e a das mulheres é de 24 anos.

Alimentação da caranha-jubarte

aliementacao da caranha-jubarte

Alimentam-se de peixes e vários invertebrados. A dieta inclui camarões, caranguejos, lagostas, estomatópodes, cefalópodes e equinodermos.

Pesca da caranha-jubarte

Pesca desportiva em toda a sua distribuição . São capturados com palangres, armadilhas e redes de emalhar. Vendido fresco. Houve casos de doença ciguatera após a ingestão deste tipo de peixe.

pesca da caranha-jubarte

 

Sair da versão mobile