Início » Peixes » Camorim-corcunda peixe: características, reprodução, alimentação e habitat

Camorim-corcunda peixe: características, reprodução, alimentação e habitat

camorim-corcunda

O camorim-corcunda ( Centropomus parallelus) é uma espécie de peixe de água salgada que pertence a família Centropomidae, conhecido também como robalo-peba, camurim-apuá, cambriaçu, camurim-branco, camurim-amarelo, camurim-peba, camurim-pena.

camorim-corcunda
camorim-corcunda

Esta espécie  vive em boa parte da costa oeste do Atlântico, principalmente desde a Golfo do México a Santa Catarina.

No entanto, assim como as outras espécies do seu gênero, os camorins-corcundas são peixes importantes na subsistência de comunidades caiçaras e também bastante apreciados na pesca esportiva.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

Características do peixe camorim-corcunda

características do peixe camorim-corcunda
características do peixe camorim-corcunda

O camorim-corcunda é um peixe que tem o maxila inferior ultrapassa a superior, o pré-opérculo tem a margem superior serrada e o opérculo é liso, com a margem posterior membranosa bem desenvolvida.

Já as nadadeiras dorsais são separadas, com a anterior formada por 8 espinhos e a posterior com 1 espinho e de 8 a 11 raios e a nadadeira anal é curta e formada por três espinhos (o segundo maior) e de 5 a 8 raios.

A espécie também possui uma linha lateral, com 65 a 70 escamas ou 79 a 89 escamas quando contadas logo abaixo da linha lateral, que prolonga-se até a extremidade dos raios médios da nadadeira caudal.

Reprodução do peixe camorim-corcunda

Esta espécie de peixe possui a desova parcelada sincrônica, podendo desovar mais de uma vez ao ano.

Os peixes são hermafroditas protândricos, ou seja, todos os alevinos nascem macho e, alguns, a maioria, se transformam, com cerca de 3 anos de idade, em fêmeas.

Alimentação

camorim-corcunda
camorim-corcunda

O camorim-corcunda juvenis se alimenta principalmente de pequenos crustáceos, como camarão e corrupto.

Por outro lado, na fase adulta, a alimentação consiste em pequenos peixes, como lambari, manjuba e parati, além de camarão e siri.

Habitat

Esta espécie habita em estuários e os manguezais.

Onde encontrar o peixe camorim-corcunda

onde encontrar o peixe camorim-corcunda
onde encontrar o peixe camorim-corcunda

O camorim-corcunda pode ser encontrado em boa parte da costa oeste do Atlântico, principalmente desde a Golfo do México a Santa Catarina.

 

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.