Boto-boliviano ( Inia boliviensis ) é uma espécie de peixe de água doce do gênero Inia que pertence ao família dos Iniidae.
Os botos bolivianos foram descobertos pelo mundo ocidental em 1832 pelo pesquisador francês Alcide d’Orbigny.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
O boto-boliviano é classificado como ameaçado de extinção pela Lista Vermelha da IUCN. O boto boliviano enfrenta uma série de ameaças.
Características do boto-boliviano
O boto-boliviano corresponde em aparência e tamanho corporal ao boto-cinza ( Inia geoffrensis ), uma subespécie da qual há muito é considerado, e ao boto do Araguaia.
As medições dos animais são raras e há apenas dois relatórios oficiais de comprimentos corporais de duas fêmeas, que tinham 208 e 216 centímetros de comprimento.
Dentro do gênero há um dimorfismo sexual , os machos são geralmente maiores e mais poderosos; este também é considerado o caso do boto-vermelho boliviano.
O crânio do boto da Amazônia boliviana contém 31 a 34 dentes por metade da mandíbula inferior e, portanto, mais do que o das outras duas espécies (24 a 28 emInia araguaiaensis e 25–29 em I. geoffrensis ), a maxila contém 31–35 dentes.
9 a 11 dos dentes na mandíbula superior e inferior são semelhantes a molares . O crânio também é mais estreito, o rostro é mais longo com um comprimento de cerca de 73% do comprimento total do crânio do que em I. geoffrensis , onde é cerca de 65% do comprimento total do crânio.
Habitat do boto-boliviano
O boto-boliviano vive em rios, lagos e várzeas ricos em sedimentos, preferindo áreas com águas claras. Como as outras espécies do gênero, os animais se reúnem principalmente nas confluências, mas estão, em princípio, presentes em todos os habitats disponíveis .
Reprodução do boto-boliviano
A época de acasalamento e os nascimentos provavelmente ocorrem ao longo do ano, com os animais jovens nascendo mais frequentemente em períodos de águas rasas.
Alimentação do boto-boliviano
O boto-boliviano se alimenta principalmente de peixes.
Estado de conservação
Tal como acontece com outras espécies de botos, há muito poucos dados populacionais e de estoque para o boto-boliviano.
A União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) não considerou a espécie independente, mas sim uma subespécie do boto-cinza e classificou-a como “dados deficientes” com base nos dados disponíveis.
As estimativas assumem um estoque total de cerca de 1400 a 4000 indivíduos e uma densidade de 3,2 a 3,5 indivíduos por quilômetro de rio na área de distribuição.