Bótia rosado peixe: origem, características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário
Bótia rosado (Tuberoschistura arakanensis) é uma espécie de peixe ornamental de água doce da família Nemacheilidae, esta é a menor espécie de bótia.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, o bótia rosado é pacífico e surpreendentemente ousada para seu tamanho, embora ainda seja provável que seja intimidada ou derrotada por comida por companheiros de tanque muito maiores ou mais barulhentos.
Origem
O Bótia rosado é nativo do Mianmar.
Características do peixe bótia rosado
O bótia rosado é a menor espécie de bótia, ele tem cerca de 3 centímetros de comprimento, ele é um peixe super pequeno é sexualmente fácil de distinguir, de modo que os machos possuem a clássica cor rosada com uma faixa horizontal escura e as fêmeas cinza-acastanhadas cobertas de manchas.
Além disso, os machos bem condicionados têm uma coloração vermelho-alaranjada muito mais intensa que a fêmeas.
Habitat
O bótia rosado habita em uma área de vegetação permanentemente alagada, formada pelo represamento de uma nascente para fins agrícolas.
Além disso, a água tem apenas cerca de 30 cm de profundidade, é transparente e suporta crescimentos densos de plantas aquáticas.
Criação do peixe bótia rosado em aquário
Tamanho do aquário
O tamanho do aquário deve ser com 30 litros, onde eles passarão a maior parte do tempo nadando ativamente nas camadas médias e inferiores.
No entanto, a única coisa que você precisa ter em mente na hora de criar esses peixes é montar um aquário bem plantado e fornecer os melhores alimentos disponíveis no mercado, incluindo os vivos (artêmias, bloodworms e dáfnias).
Condições da água
– Temperatura: 20 – 26 °C;
– pH: 6,5 – 8,0;
– Dureza: 90 – 268 ppm;
Alimentação em aquário
O Bótia rosado se alimenta principalmente de pequenos insetos, vermes, crustáceos e outros zooplânctons da natureza.
Por outro lado em aquário devem ser oferecidos itens de tamanho e qualidade adequados, principalmente Daphnia, Moina, náuplios de Artemia vivos, micro-vermes, etc.
Também ofereça alimentos secos flutuantes pequenos ou triturados também são aceitos e, de preferência, devem conter algum material vegetal ou de algas.
Comportamento e compatibilidade
Os bótias rosados são altamente gregários e devem ser mantidos em um grupo de pelo menos 8 a 10 espécimes, idealmente mais.
Além disso, deve manter esse número não só deixará os peixes menos nervosos, mas também resultará em uma exibição mais eficaz e de aparência natural.
Ao contrário de outras espécies de bótias, elas também passam muito tempo ao ar livre, muitas vezes pairando no meio da água, formando cardumes e explorando todos os níveis do aquário.