Bótia pigmeu peixe: origem, características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário
O bótia pigmeu (Ambastaia sidthimunki) é um peixe de água doce que pertence a família Botiidae, conhecido como bótia anão, bótia ladderback e bótia de corrente.
Além disso, esta espécie é pacífico e muito comum em aquários comunitários, e prefere vier em cardumes, portanto, o ideal é que estejam em grupos com no mínimo 5 indivíduos para se sentirem confortáveis.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Origem
O bótia pigmeu é uma espécie de peixe endêmica da bacia de Mae Klong (incluindo o rio Khwae Noi) na Tailândia, e do rio Ataran na fronteira Tailândia- Mianmar.
Características do peixe bótia pigmeu
O bótia pigmeu tem a aparência característica de botas, corpo afilado, sem escamas, reto abaixo. A espécie possui quatro pares de tentáculos e uma coluna ereta, como quase todos os peixes da família Silidae, para defesa.
Além disso, ele é muito comum que ela se enrole na rede ao tentar retirá-la do aquário, amarelo iridescente ou dourado com manchas por todo o corpo que lembram os elos de uma corrente, daí o nome.
Com relação as barbatanas são geralmente transparentes, mas em peixes adultos também tendem a ter esses desenhos característicos.
Ameaças e conservação da espécie
O bótia pigmeu é ameaçada de extinção, por isso é espécie protegida na Tailândia, antes pensava-se que estava extinto na natureza até recentemente redescoberto em Sangkhla Buri .
Enquanto eles desapareceram da natureza, permaneceram no comércio de aquários por causa da criação artificial de pisciculturas privadas por mais de três décadas.
Alimentação
Esta espécie é onívoro, e na natureza se alimenta de crustáceos vivos, insetos, caracóis, etc.
Onde encontrar o peixe bótia pigmeu
O bótia pigmeu é encontrada no rio Mae Klong e no rio Khwae Noi, no oeste da Tailândia.
Criação do peixe bótia pigmeu em aquário
Tamanho do aquário
O bótia pigmeu é um peixe que precisa de um aquário com no mínimo 100 litros para 5 exemplares da espécie, para evitar que eles fiquem tímidos e também para que possam exibir um comportamento mais natural.
Substrato para o aquário
O substrato do aquário para o bótia pigmeu deve ser um substrato arenoso, fino e macio para proteger a delicada área sensorial desses peixes, e deve ser composto por cavernas e muitas plantas.
Parâmetros da Água
– pH: Manter o pH da água entre 6.0 – 8.0;
– Dureza da Água: Entre 5° – 19 dH;
– Temperatura: Devem ser mantidos entre 26°C – 28°C;
Alimentação em aquário
De um modo geral, esses esta espécie de peixe é fácil de alimentar, pois aceitam boa parte dos alimentos disponíveis, principalmente rações de fundo.
Temperamento / Comportamento
Além disso, o bótia pigmeu é um peixe pacífico e que prefere viver em grupos, por isso, o aquário deve possuir no mínimo 5 exemplares da espécie.
Por esta razão o aquário deve ter um bom tamanho, pois isso irá melhorar o comportamento da espécie, se eles forem mantidos sozinhos, podem apresentar comportamentos agressivos em relação a outros peixes da mesma família.
Compatibilidade
Esta espécie de bótia é ativo no aquário, e o ideal é que sejam mantidos com outros de sua espécie, eles também possuem o habito de beliscar tudo no aquário, não devem ser mantidos com peixes de barbatanas longas.
Reprodução / Acasalamento
Não há relatos de reprodução do bótia pigmeu em aquários.