O bótia mármore (Botia kubotai) é uma espécie de peixe ornamental da família Botiidae e da ordem Cypriniformes, conhecido também como bótia de bolinhas e bótia kubotai.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, esta espécie não apresentam escamas, sendo bastante sensível a produtos químicos adicionados na água, principalmente medicações.
Por esta razão, o bótia mármore é bastante propenso a doenças de pele, principalmente flagelados do gênero Spironucleus.
Características do peixe bótia mármore
O bótia mármore possui o padrão de cores e listras podem mudar drasticamente a medida que cresce e geralmente, as áreas escuras aumentam gradualmente de tamanho à medida que o peixe amadurece.
Curiosamente, algumas observações sugerem que o comportamento dos peixes alfa parece afetar todo o grupo, embora não existam pesquisas científicas sobre o comportamento dos botídeos.
Alguns espécimes são naturalmente mais ousados ou agressivos do que outros, e os alfas são geralmente os maiores espécimes do grupo e geralmente são fêmeas.
Comportamento do peixe bótia mármore
Os bótias mármores são peixes que possuem comportamento interessante no qual espécimes mais jovens nadam lado a lado com os mais velhos, imitando todos os seus movimentos.
Além disso, os menores da espécie podem simular os maiores simultaneamente com até três ou quatro peixes de cada lado.
Contudo, a razão deste comportamento é desconhecido, mas pode estar relacionado a um grupo que permanece em contato um com o outro quando os rios enchem durante os períodos de inundação, talvez reduzindo o atrito nadando ‘em formação’ ou tendo alguma outra função comunicativa.
Onde encontrar o peixe bótia mármore
Os bótias mármores são encontrados na Ásia; Fronteira Birmanesa, Bacia do Rio Ataran e Myanmar.
Criação do peixe bótia mármore em aquário
Aquário mínimo
O tamanho do aquário deve ser de 80 cm comprimento X 40 cm largura, com substrato arenoso e macio, evite substratos pontiagudos.
Com relações as opções de decoração podem ser compostos por rochas lisas de seixo, além de raízes e galhos formando refúgios, é importante tampar bem o aquário, eventualmente podem saltar para fora.
Parâmetros da água
– pH: 6.6 a 7.6;
– Dureza: < 10;
– Temperatura: 24°C a 28°C;
Alimentação
Por ser um peixe Onívoro, na natureza o bótia mármore se alimenta de moluscos aquáticos, insetos, vermes e outros invertebrados e secundariamente matéria vegetal.
Por outro lado, em aquário ele aceitará prontamente alimentos secos e congelados, forneça também alimentos de origem vegetal com alguma frequência, assim como alimentos vivos.
Compatibilidade
O bótia mármore é um peixe pacífico e gregário, formando hierarquias complexas e devem ser mantido em grupos de pelo menos 5 ou 6 espécimes, preferencialmente 10 ou mais.
Reprodução do peixe bótia mármore em aquário
Não existe informações sobre a reprodução do bótia mármore em cativeiro.