Bótia imperador peixe: origem, características, reprodução, alimentação e criação em aquário
Bótia imperador (Botia udomritthiruji) é um pequeno peixe ornamental de água doce da família Botiidae, e da ordem Cypriniformes.
A espécie foi recém descrita pela primeira vez em 1993 no rio Tenasserim e esta área não possui fácil acesso para os coletores de peixes devido a conflitos ocasionais entre as forças armadas de Mianmar e grupos rebeldes.
Além disso, bótia imperador é espécie bastante rara no aquarismo sendo considerado o “Santo Graal” entre os entusiastas de Botias.
Porém apesar de serem conhecidos desde 1993, poucos peixes foram exportados e sempre com um preço muito alto devido a raridade e conveniência.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Origem
O bótia imperador é nativo da bacia do rio Grande Tenasserim (Tanintharyi) no sul da Birmânia .
Características do peixe bótia imperador
O bótia imperador é um peixe que tem cerca de 13–15 cm de comprimento e o abdômen da fêmea é mais gordo do que o abdômen do macho.
Além disso, eles também costumam se acomodar em ângulos peculiares, presos verticalmente ou de lado entre itens de decoração, ou mesmo deitados no substrato.
O bótia imperador possuem espinhos suboculares afiados, móveis e normalmente ocultos em uma espécie de bolsa de pele, mas erigidos quando um indivíduo é estressado, por exemplo, se removido da água.
Ameaças
O bótia imperador esta ameaçado pela a perda de habitat infelizmente, a área onde vivem está sujeita a intenso desmatamento devido a operações madeireiras ilegais.
Onde encontrar o peixe bótia imperador
O bótia imperador pode ser encontrado na Ásia; rio Tenasserim em Mianmar.
Criação do peixe bótia imperador em aquário
Aquário mínimo
O tamanho do aquário para o bótia imperador deve ser de 100 cm comprimento X 40 cm largura, é importante também substrato arenoso e macio, evite substratos pontiagudos.
Com relação a decoração podem ser compostos por rochas lisas de seixo, além de raízes e galhos formando refúgios.
Parâmetros da água
— pH: 6.0 a 6.5;
— Dureza: <10;
— Temperatura: 24°C a 28°C;
Comportamento e compatibilidade
O bótia imperador é um peixe pacífico formando hierarquias complexas e devem ser mantido em grupos de pelo menos 5 ou 6 espécimes, preferencialmente 10 ou mais e pode ser mantido em aquário comunitário.
Alimentação em aquário
Em aquário o bótia imperador aceitará prontamente alimentos secos e congelados, forneça alimentos de origem vegetal com alguma frequência, assim como alimentos vivos.
Reprodução e acasalamento
Não existe informações sobre a reprodução do bótia imperador em cativeiro.