Boga-portuguesa: características, reprodução, alimentação e habitat
A boga-portuguesa (Iberochondrostoma lusitanicum) é um peixe de água doce da família Cyprinidae, que pode ser encontrado apenas em Portugal principalmente nas bacias hidrográficas do norte e centro do país.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, a boga-portuguesa é um peixe migratório que efetua migrações logo no início da Primavera para executar a desova.
Características do peixe boga-portuguesa
A boga-portuguesa é uma espécie de peixe de pequeno porte e não tem a boca ventral nem o lábio cortante das grandes bogas.
A espécie tem uma linha lateral bem visível com escamas numerosas de pequenas dimensões.
Reprodução do peixe boga-portuguesa
Esta espécie de boga migra rio acima para desovar no início da primavera em águas rasas e fundos de areia e cascalho, onde cada fêmea põe de 1.000 a 7.000 ovos.
Alimentação
A alimentação deste peixe baseia-se em invertebrados, particularmente de moluscos, larvas de insetos e ainda de vegetais, em especial de pequenas algas.
Habitat
A boga-portuguesa habita em pequenos cursos de água com alguma corrente.
Onde encontrar o peixe boga-portuguesa
A boga-portuguesa pode ser encontrada nas Bacias costeiras do centro e sul, norte do rio Tejo nas ribeiras de Samarra, Colares e Cheleiros, também na bacia do Tejo.
Pesca do peixe boga-portuguesa
A pesca desta espécie de boga é proibida, e no caso de captura de algum exemplar, deve ser de imediato devolvido à água.