Bodião-manchado-azul: características, habitat, reprodução e alimentação
Bodião-manchado-azul ( Anampses caeruleopunctatus ) é uma especie de peixe de agua salgada que pertence a familia dos Labridae.
Esta espécie é encontrada em profundidades de 3 a 30 m, com os adultos preferindo a zona de onda em recifes de coral ou ao longo de costas rochosas.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Os juvenis orientam seus corpos e se movem de forma a se assemelhar a folhas flutuantes.
Características do bodião-manchado-azul
O bodião-manchado-azul tem um corpo alto e comprimido lateralmente, cujo comprimento máximo registrado é de 42 cm Os espécimes jovens nadam lentamente.
Assumindo uma posição característica na coluna de água com as cabeças inclinadas para o fundo; isso, junto com a coloração de camuflagem acastanhada , os torna semelhantes a folhas.
Nas fêmeas, a coloração é marrom-alaranjada com pequenas manchas azuis brilhantes em cada escama. Essas manchas, também presentes nas nadadeiras , tornam-se estrias na cabeça.
Nos machos adultos, as estrias são mais irregulares e menos evidentes, enquanto o corpo assume uma coloração azul-esverdeada; em vez disso, uma faixa azul aparece entre os olhos e uma verde vertical nos quadris.
As barbatanas dorsal e anal são baixas e longas, avermelhadas e riscadas horizontalmente de azul; a barbatana caudal tem uma borda reta.
Habitat do bodião-manchado-azul
O bodião-manchado-azul bastante comum e fácil de observar, espalhada desde a costa da África oriental e desde o Mar Vermelho até ao Japão e Ilha de Páscoa ;ao sul, seu alcance se estende até a Ilha Lord Howe .
Vive em águas rasas (até 30 m) em recifes de corais , e os adultos são comuns em fundos rochosos. Está ausente do Havaí , onde é substituído pelo semelhante Anampses cuvier.
Reprodução do bodião-manchado-azul
É um hermafrodita protoginoso e forma um harém : no período reprodutivo (geralmente de março a maio ), os machos tornam-se territoriais e sua coloração é mais brilhante. Os ovos são esféricos e geralmente colocados após a maré alta .
Alimentação do bodião-manchado-azul
O bodião-manchado-azul alimenta-se de invertebrados bentônicos , como crustáceos ( peracarídeos , copépodes , anfípodes ) e poliquetas ; os adultos também atacam moluscos.
Estado de conservação
Bodião-manchado-azul foi classificado como “menos preocupante” (LC) pela Lista Vermelha da IUCN em 2008, porque tem um grande alcance e é difundido em muitas áreas marinhas protegidas .
Às vezes é pescado para aquários ( no Mar Vermelho , Ilhas da Reunião e Austrália ) e para alimentação ( Hong Kong ), mas não é particularmente procurado.