Bodião-gigante japonês: características, habitat, reprodução e alimentação
Bodião-gigante japonês (Semicossyphus reticulatus) é uma especie de peixe marinha da familia dos Labridae do genero dos Semicossifo.
A espécie vive no mar ao redor do Japão , da Península Coreana e do leste da China . Não foi registrado em Taiwan, presumivelmente, o Semicossyphus reticulatus é especializado em águas temperadas ou frias.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Vive perto de rochas e alimenta -se de outros peixes e crustáceos . Os machos lutam entre si pelo direito de acasalar. O macho vencedor segue a fêmea até a superfície da água e fertiliza os ovos.
Características do bodião-gigante japonês
O Bodião-gigante japonês é um dos maiores bodiões , atingindo o tamanho de 1 m e pesando 14,7 kg, tem uma cabeça particular com uma lâmpada proeminente.
O jovem é muito diferente do adulto: suas escamas são amarelo-alaranjadas brilhantes, com uma faixa branca começando no olho e terminando na cauda; sua cauda e barbatanas são pretas e não possui bulbo no topo da cabeça.
Quando adulto, o bodião assume uma coloração cinza-rosada.Habitat do bodião-gigante japonês.
Habitat do bodião-gigante japonês
O bodião-gigante japonês é nativo do Oceano Pacífico ocidental , onde é conhecido da Península Coreana , China , Japão e Ilhas Ogasawara, o local onde vive este peixe é uma área de coral rochoso.
Reprodução do bodião-gigante japonês
A sexualidade do bodião-gigante japonês é muito especial: o filhote amadurece como fêmea por volta dos 3 a 6 anos (dependendo do ambiente) e depois de vários anos se transforma em macho.
Ele se torna o macho “dominante” do grupo e luta contra outros machos para garantir seu lugar. Segue-se um modo específico de reprodução. O bodião escolhe a fêmea com quem quer acasalar e leva-a para perto da superfície da água para o fazer.
Estado de conservação
Este peixe está sujeito à pesca intensiva, embora não seja o favorito dos japoneses. Os entusiastas da pesca são atraídos por peixes jovens.