Bodião da lua ( Thalassoma lunare ) é uma especie de peixe de agua salgada da familia dos Labridae do genero talassoma.
Também conhecido como bodião crescente ou bodião lyretail , é uma espécie de bodião nativo do Oceano Índico e do oeste do Oceano Pacífico.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
É um habitante de recifes de corais e áreas circundantes em profundidades de 1 a 20 m. Os bodiões-da-lua são carnívoros e tendem a se alimentar de ovos de peixes e pequenos invertebrados que habitam o fundo do mar.
Características do bodião da lua
O corpo do bodião da lua é alongado, bastante comprimido nas laterais, o perfil dorsal sensivelmente arqueado, o perfil ventral menos. A barbatana caudal é larga, em forma de delta e com as duas extremidades alongadas.
A barbatana dorsal é baixa e longa, tal como a anal , enquanto a barbatana peitoral é larga e trapezoidal.A fardajuvenil apresenta coloração esverdeada salpicada por pequenas manchas verticais avermelhadas, ventre branco e cabeça verde estriada de magenta.
As barbatanas são quase transparentes, levemente bordadas em vermelho e azul, a cauda é transparente.
A libré adulta é decididamente mais viva: a cabeça é azul-esverdeada com grandes listras vermelhas e magenta, as mesmas cores que minuciosamente mosqueiam o longo corpo verde. Na raiz do grande pedúnculo caudal existe uma mancha preta.
A barbatana dorsal tem um núcleo magenta, orlado de azul brilhante enquanto as barbatanas dorsal e anal, verdes, apresentam ambas duas listas horizontais (uma azul e outra vermelha) a meia altura.
Habitat do bodião da lua
Esta espécie é comum no Mar Vermelho e nas partes tropicais do Indo-Pacífico , desde as costas tropicais da África Oriental até a Nova Zelândia, Vive em recifes de coral.
Reprodução do bodião da lua
Esta espécie é hermafrodita protoginosa : os espécimes jovens são todos fêmeas. Com o tempo, eles mudam de sexo, tornando-se espécimes masculinos em todos os aspectos.
Casos bastante comuns de hibridação com Thalassoma rueppellii estão documentados .
Alimentação do bodião da lua
O bodião da lua alimenta-se de invertebrados e ovos de peixes.
Criação em aquário
O bodião da lua é um peixe tranquilo, mesmo que em constante movimento: só pode ser criado por quem tem aquários marinhos espaçosos.
Aquários públicos geralmente o abrigam em tanques de recife.