O bodião-canário (Labrus mixtus) é um peixe de água salgada que pertence a familia Labridae, conhecido como peixe-rei-do-alto.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
O bodião-canário é um peixe solitário do gênero Labrus, as fêmeas têm coloração laranja, os machos são mais claros, com uma mancha castanha na cabeça.
Além disso, esta é espécie muito suspeita e de difícil abordagem debaixo d’água.
Características do peixe bodião-canário
O bodião-canário possui o corpo, é bastante alongado e tem lábios e dentes muito desenvolvidos.
Além disso, esta espécie apresenta um claro dimorfismo sexual na libré e apresenta uma coloração viva e inconfundível.
Com relação ao macho é rosa salmão brilhante com numerosas linhas azuis elétricas que se cruzam na cabeça e nas laterais, mas não na parte de trás da barbatana dorsal, que é laranja, e na barriga.
Já as barbatanas são orladas a azul e as barbatanas ventrais e anal são amarelo-a laranjadas com arestas azuis, alguns espécimes apresentam uma grande área branca na cabeça e no dorso e as fêmeas e os juvenis são rosa salmão ou laranja com três ou quatro manchas pretas no dorso, às vezes intercaladas com manchas brancas.
Reprodução do peixe bodião-canário
O macho da espécie constrói um ninho com algas, em seguida o casal faz o ritual de acasalamento, e a fêmea põe cerca de 1000 ovos, que são protegidos pelo macho.
Alimentação
O bodião-canário se alimenta de crustáceos, peixes e moluscos.
Fotos do bodião-canário
Onde encontrar o peixe bodião-canário
O bodião-canário pode ser encontrado no Atlântico oriental da Noruega ao Senegal, Açores e Madeira e também no Mediterrâneo.