Beijador peixe: características, curiosidades, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário
O beijador (Helostoma temminkii) é um peixe de água doce da família Helostomatidae conhecido popularmente de peixe beijador e gourami beijador.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.
Portanto, no conteúdo de hoje você poderá conhecer todas as características do peixe beijador, sua alimentação, reprodução e outros pontos importantes para a criação deste peixe em aquário.
Características do peixe beijador:
O peixe beijador possui a coloração branca rosada, prateada. Além disso, a principal característica deste peixe é o hábito de “beijar” os companheiros, daí seu nome popular Beijador.
No entanto, esta é uma espécie ornamental bastante comum e resistente.
Reprodução do peixe beijador:
Na época de reprodução a desova ocorre entre vegetação flutuante e os ovos eclodem em cerca de 24-48h e alevinos nadam livremente após 2 ou 3 dias.
Além disso, pais não exibem cuidado parental
Dimorfismo sexual:
Além disso, o peixe beijador fêmeas são mais gordas que os machos principalmente quando estão cheia de ovos.
No entanto, não há outras formas evidentes externamente para distinguir a sexo da espécie, muitos consideram uma espécie monomorfa.
Alimentação:
O beijador é um peixe onívoro, e se alimenta de algas, plantas e insetos.
Curiosidades:
Uma das curiosidades que sobre o peixe beijador é o habito que ele possui de beijar o seu companheiro, Além disso, este é um peixe bastante pacífico e que pode conviver com outros peixe em aquários comunitários.
No entanto, ele pode se tornar um pouco agressivo apenas quando está na companhia de outros da mesma espécie, devido ao seu tamanho e necessidade de grandes espaços.
Habitat:
Este peixe habita em em ambiente de água lenta incluindo lagos de várzeas, lagoas e pântanos. Além disso, muitas vezes ele encontrado sob densa vegetação aquática e águas negras.
Onde encontrar o peixe beijador:
Este peixe é encontrado na Camboja, Indonésia, Malásia, Tailândia.
Criação do peixe beijador em aquário:
Tamanho do aquário:
Este peixe precisa de aquários com no mínimo 280 litros e podem se tornar territoriais quando adultos.
Além disso, o beijador adora beliscar plantas, portanto, você deve adicionar apenas aquelas que possuem folhas resistentes, por exemplo, samambaias de java.
Parâmetros da água:
A temperatura da água é de 25°C, porém pode variar. Além disso, o Ph ideal da água do aquário é de 6,5 a 7,5.
Comportamento:
Podem ser agressivos com os da mesma espécie e pacíficos com os demais, apenas tome cuidado para não colocar junto a peixes pequenos, pois pode ocorrer o risco do beijador come-los.
Alimentação:
O beijador em aquários, aceitam todos os tipos de alimentos vivos, frescos, assim como também rações em flocos de qualidade.
Cuidados:
Para ter um Peixe Beijador em seu aquário, é preciso que o mesmo tenha mais de 300 Litros para comportar os demais peixes da mesma estatura.
Caso venha a fazer um aquário plantado, faça com plantas de folhas duras como samambaias de java, caso contrário ele irá comer todas as plantas.
O beijador é um peixe muito popular no brasil e no mundo, como mencionamos ele possui a coloração branca rosada, prateada. Além disso, a principal característica deste peixe é o hábito de “beijar” os companheiros, daí seu nome popular Beijador.