Baryancistrus niveatus peixe: características, habitat, alimentação e riscos de extinção
O peixe baryancistrus niveatus é uma espécie de bagre da família Loricariidae, ele é nativo da América do Sul, onde ocorre nas bacias do rio Xingu, Tapajós, rio Trombetas e rio Tocantins no Brasil.
No entanto, esta espécie esta na Lista Oficial da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, peixe baryancistrus niveatus está entre os maiores membros do gênero Baryancistrus, atingindo 34 cm de comprimento total, ás vezes aparece no comércio de aquários, onde é conhecido pelo seu número L, L-026.
Características do peixe baryancistrus niveatus
O baryancistrus niveatus é um peixe que possui pequenas placas ósseas adaptadas à maneira de escamas, que percorrem o corpo em várias fileiras (de três a quatro).
O que torna a sua aparência visual e sensação tátil de lixa e o seu corpo possui coloração parda com algumas manchas escuras.
Além disso, a sua região ventral é geralmente nua e tem boca inferior (ventral), ele pode atingir os 39 cm e alcançar 1,5 kg de pes
Habitat
Esta espécie de peixe vive no fundo, onde vive raspando o substrato com seus inúmeros e delicados dentes, à procura de alimento.
Alimentação
O baryancistrus niveatus é um peixe detritívoro e bentônico, alimentando-se de detritos do fundo dos rios, participando da fase de pré-mineralização da matéria orgânica presente no substrato lodoso.
Ameaças do peixe baryancistrus niveatus
A principal ameaça do peixe baryancistrus niveatus, seria a sua baixa taxa de fecundidade, outras espécies como Delturus parahybae, Hemipsilichthys mutuca e Pogonopoma parahybae.