Barrigudinho: características, reprodução, alimentação, habitat
Barrigudinho (Cnesterodon carnegiei) e um peixe de água doce também conhecida com Guppy, Lebiste, Bandeirinha, Sarapintado, Peixe-Arco-Íris e Guaru-Guaru que pertence a família dos poecilídeos
Além disso essa espécie vêm em uma variedade de cores e, portanto, são muito solicitadas pelos entusiastas do aquário.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do barrigudinho
Os alevinos de barrigudinho contêm escamas, os alevinos originais de outros guppies são amarelos dourados e menos atrativos.
Suas variedades vêm em uma variedade de cores e, portanto, são muito solicitadas pelos entusiastas do aquário. O comprimento do corpo varia de 3 a 7 cm.
Além disso, sua barbatana caudal é tão longa quanto seu corpo. Em São Paulo, pesquisadores estão usando o Barrigudinho para combater a dengue, um peixe que se alimenta de larvas de mosquitos que espalham a doença.
Reprodução do barrigudinho
Essa é uma espécie ovovivíparo, o embrião se desenvolve no ovo alojado dentro do corpo da mãe, o embrião fica assim protegido e utiliza o material nutritivo existente dentro do ovo, os ovos eclodem no oviduto materno sem que exista ligação alguma entre a progenitora e o embrião.
Além disso ele possui um tempo de gestação de, aproximadamente, 28 dias, as fêmeas têm a particularidade de conseguirem armazenar esperma, o que pode proporcionar até 3 ou 4 gestações, mesmo sem machos.
A fêmea adulta produz uma quantidade média de 30 a 60 alevins, embora esses valores possam ir aos 100 ou mais, em boas condições de reprodução.
Alimentação
O barrigudinho é um peixe omnívoro, alimentando-se preferencialmente de larvas de mosquito e drosófilas, além de microvermes.
Habitat
O barrigudinho habita-se na superfície de riachos e lagos de água doce, em busca de alimentos.
Distribuição geográfica do peixe barrigudinho
Sua espécie é distribuída em toda a América do Sul, mais especificamente encontrado na Região Sudeste do Brasil.