Barbo peixe: características, habitat, reprodução e alimentação
Barbo (Barbus barbus) é uma espécie de peixe de água doce pertencente à família Cyprinidae do gênero dos Barbo .
Ele compartilha o nome comum ‘barbo’ com seus muitos parentes do gênero Barbus , do qual é a espécie-tipo .
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Na Grã-Bretanha , geralmente é referido simplesmente como o barbo; nomes semelhantes são usados em outras partes da Europa, como barbeau na França e flodbarb na Suécia.
O nome deriva das quatro estruturas semelhantes a bigodes localizadas nos cantos da boca do peixe, que ele usa para localizar comida.
Características do barbo
O barbo tem corpo alongado, a linha do ventre é quase reta, o dorso apenas ligeiramente arqueado. Seu corpo é coberto por escamas de tamanho médio , ao longo da linha lateral possui de 55 a 65 escamas.
O barbo tem uma boca inferior semelhante a um tronco com lábios carnudos e quatro barbilhões grossos no lábio superior, de onde deriva seu nome ( latim barba ‘barba’).
O dorso é marrom ou cinza-esverdeado, os flancos são mais claros, esverdeados cintilantes a amarelo-acinzentado ou amarelo-dourado, e o ventre é esbranquiçado.
As barbatanas peitorais, ventrais e anais, bem como a parte inferior da barbatana caudal podem ser avermelhadas, a barbatana dorsal e a parte superior da barbatana caudal incolores ou esverdeadas. Os dentes faríngeos estão dispostos em “três fileiras” no barbilhão.
Habitat do barbo
Ocupa os cursos médios dos rios, área do barbilhão , preferindo fundos pedregosos ou de cascalho. É gregário e forma cardumes perto do fundo.
Durante o inverno entra em uma espécie de hibernação , formando pequenos grupos sob rochas ou vegetação em águas profundas.
São peixes cujos números estão em claro e rápido declínio.
Reprodução do barbo
Durante a época de desova, que cai entre maio e julho, o barbilhão migra rio acima em enxames. As fêmeas desovam pela primeira vez entre os 3 e 7 anos de idade, os machos geralmente se tornam sexualmente maduros 1 a 2 anos antes.
Os ovos não pegajosos são liberados em um poço de d
esova em cascalho solto.
Alimentação do barbo
Barbo alimenta-se de principalmente de invertebrados bentônicos , pequenos peixes e às vezes algas.
Estado de conservação
A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) lista o barbo como Menos Preocupante na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas , mas na Alemanha é classificado como uma espécie responsável dentro da Estratégia Nacional do Governo Federal para a Diversidade Biológica.
É uma espécie difundida e sofreu mudanças drásticas devido à poluição e regulação da água, mas sua situação está melhorando.
Modo de pesca
A pesca esportiva é praticada com arremesso ou varas simples, com iscas ancoradas no local ou colocadas próximo a ele.
Tipos de iscas
–camarão de água doce
–minhocas
–pasta de queijo
–larvas de varejeiras