Baleia fin (Balaenoptera physalus) é um mamífero marinho de grande porte da família Balaenopteridae conhecido também como baleia-comum e rorqual-comum.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho mamífero marinho
Além disso, a baleia fin é o segundo maior animal existente, depois da baleia-azul, podendo atingir um comprimento de até 25,9 metros, embora haja relatos de espécimes com 27,3 m.
Características da baleia fin
A baleia-fin é a segunda baleia maior medindo entre 21 e 26 metros e pode pesar de 45 até 80 toneladas.
Além dsso, o seu canto (um ‘sonar’ para orientação) é o mais forte e pode ser ouvido a uma distância de até 850 km.
Vale citar que a baleia-fin possui como característica principal a coloração assimétrica da mandíbula, sendo o lado esquerdo escuro e o direito branco.
Ele é capaz de atingir velocidades de até 37 km/h, quando a baleia-azul começou a entrar em extinção, a baleia fin começou a ser mais caçada, devido a isso ela ainda é ameaçada de extinção.
Reprodução da baleia fin
As baleias fin nadam profundidades de até 250 m, e os machos emitem sons de baixa frequência para atrair fêmeas durante a época reprodutiva.
No entanto, quando bem-sucedida, a cópula pode gerar até 6 fetos, geralmente culminando no nascimento de apenas um filhote após 11-12 meses de gestação.
Alimentação
A baleia fin se alimenta de krill, alguns invertebrados, pequenos peixes e ocasionalmente de lulas.
Onde encontrar a baleia fin
É possível encontrar a Baleia fin nas regiões polares e tropicais, tornando-a uma espécie que vive em todos os oceanos do mundo.