Início » Peixes » Baleia » Baleia cachalote: características, reprodução, alimentação, comportamento e ameaças

Baleia cachalote: características, reprodução, alimentação, comportamento e ameaças

baleia cachalote

Baleia cachalote (Physeter macrocephalus) é a maior das baleias predadoras com dentes, ele o único membro vivo do gênero Physeter .

Além disso, existem três espécies existentes na superfamília Physeteroidea, juntamente com o cachalote-pigmeu e o cachalote-anão do Kogia.

baleia-cachalote
baleia-cachalote

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho mamífero marinho

Esta é uma das poucas espécies que consegue mergulhar em altas profundidades e permanecer entre 45 minutos e 1 hora embaixo d’água.

Entretanto, a baleia cachalote pode dispensar mais tempo na busca por alimento, que consiste em lulas, polvos e peixes.

Além disso, ela é considerada uma espécie vulnerável à extinção como consequência da caça comercial que sofreu nos séculos 18 e 19.

Porém estima-se que a morte de aproximadamente 30 mil baleias na década de 60 é uma consequência desse período de caça.

Características da baleia cachalote

características da baleia cachalote
características da baleia cachalote

A baleia cachalote é um mamífero de grande porte com dentes, onde o macho pode apresentar até 20 metros de comprimento e 45 toneladas, enquanto a fêmea chega a 17 metros e 14 toneladas.

Esta baleia possui a coloração acinzentada e possui uma enorme cabeça, e o seu tamanho gigantesco é devido ao fato de que, no seu interior.

Além disso, o crânio desses cetáceos esconde um fluido de função desconhecida, chamado espermacete.

Reprodução da baleia cachalote

As fêmeas e os jovens vivem em bandos, enquanto os machos adultos são solitários.

Cada fêmea dá à luz um filhote a cada quatro anos e o período de gestação dura 18 meses.

O filhote é amamentado por uma média de dois anos e a maturidade sexual é atingida por volta dos nove anos de idade, mas os animais continuam a crescer até os 25 anos. Indivíduos mais velhos vivem até os 70 anos.

Alimentação

alimentacao da baleia cachalote
alimentacao da baleia cachalote

As baleias cachalote se alimentam de lulas, polvos e peixes encontrados nas regiões profundas dos oceanos, onde permanecem de 45 minutos a 1 hora. Entretanto, como a luminosidade é baixa nestas regiões, estes animais utilizam a ecolocalização como um mecanismo eficiente para a caça.

Curiosidades

A cabeça da baleia cachalote é gigante, dentro dela existe um fluído chamado espermacete, o qual ainda não se conhece bem sua função.

Uma outra curiosidade é as teorias para explicar o fluído é a de que ele teria a capacidade de se solidificar, o que ajudaria o animal na momento de mergulhar, e que quando líquido, ajudaria também na flutuação.

Onde encontrar a baleia cachalote

A baleia cachalote pode ser encontrado em áreas desde os polos até o equador, em todos os oceanos e no Mar Mediterrâneo.

Comportamento

O comportamento da baleia cachalote movem em grupos de cerca de 15 ou 20 indivíduos, as fêmeas são acompanhadas por sua prole e são mais sedentárias, enquanto os machos migram de grupos em grupos.

Além disso, quanto à reprodução desses mamíferos, o período de gestação varia de entre 14 e 16 meses e a mãe pode continuar amamentando por até três anos.

Por outro lado, as fêmeas praticam uma criação comunitária em águas tropicais ou subtropicais.

Já os machos, por outro lado, geralmente migram para latitudes mais altas com outros espécimes; e eles também se movem sozinhos.

A baleia cachalote geralmente é encontrado em áreas de águas profundas e abundante biodiversidade.

Fotos da baleia cachalote

baleia cachalote
baleia cachalote
baleia cachalote
baleia cachalote
baleia cachalote
baleia cachalote
baleia cachalote
baleia cachalote
baleia cachalote
baleia cachalote
baleia cachalote
baleia cachalote
baleia cachalote
baleia cachalote
baleia cachalote
baleia cachalote

Ameaças da baleia cachalote

As populações de cachalotes, atualmente listadas como Criticamente Ameaçadas pela Lista Vermelha da IUCN, sofreram com a caça comercial desde meados dos séculos XVIII e XIX.

Atingindo o pico de mortalidade na década de 1960, século XX, à medida que novas tecnologias de navegação surgiram, resultando na mortes de cerca de 30.000 baleias em apenas uma temporada de caça.

Apesar dessa história, as populações de cachalote têm alguma estabilidade nos dias de hoje, pois foram uma das espécies que se recuperaram melhor depois que sua caça foi proibida, o que ainda é ilegal no Japão.

No entanto, outras ameaças ainda colocam em risco a conservação da espécie, como colisões com navios, ruídos e poluição por resíduos sólidos, além da captura acidental por redes de pesca.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.