A baleia de bryde (Balaenoptera brydei) é uma espécie de baleia de médio porte da Balenopterídeos, tem um corpo elegante de cor cinza escuro e branco por baixo.
Além disso, esta espécie de baleia tem a aparência similar as baleias Sei, mas podem ser distinguidas por três proeminentes cristas longitudinais distintas localizadas no rostrum do animal na frente do respiradouro.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.
Contudo, a cabeça das baleias de Bryde compõe cerca de um quarto do corpo inteiro do animal.
No entanto, estas baleias têm uma barbatana dorsal ereta localizada muito abaixo das costas do animal e nadadeiras largas.
Características da baleia de bryde
A baleia de bryde pode chegar a medir 15m e pesar 20 toneladas, esta espécie possui ainda três características quilhas sobre a cabeça, formando dois sulcos longitudinais, exclusivos da espécie.
Em cada lado da boca das baleias de bryde têm 250-410 placas grossas de cor cinza (geralmente com menos de 40 cm de comprimento).
Entre 40-70 pregas ventrais estão localizadas no lado de baixo do animal.
Reprodução da baleia de bryde
A baleia bryde torna-se sexualmente ativa aos 9 anos de idade.
Dessa forma, o acasalamento ocorre em qualquer época do ano, mas é comum que a melhor época para as fêmeas seja no outono.
Por esta razão, a gravidez dura entre 10 e 11 meses.
Também é interessante que as mães amamentem seus bebês até um ano de idade.
Alimentação
Eles se alimentam do que está disponível, mas preferem as escolas, outra peculiaridade dessa espécie é que ela não migra entre regiões frias e quentes.
São muito ativos e curiosos, chegando perto de barcos e dando saltos na superfície da água.
Habitat
Esta espécie de baleia prefere águas mais quentes, e podem ser encontradas em todos os oceanos.
Comportamento
Sua respiração é colunar ou espessa e cerca de 3,0 a 4,0 metros de altura, ás vezes eles sopram ou expiram debaixo d’água.
Eles exibem um comportamento aparentemente errático em comparação com outras baleias de barbatanas, pois emergem em intervalos erráticos e podem mudar de direção por razões desconhecidas.
Eles geralmente aparecem sozinhos ou em pares, e ocasionalmente em agregações soltas de até 20 animais perto de áreas de forrageamento.
Curiosidades sobre a baleia bryde
Entre as curiosidades da baleia bryde, você deve saber que a espécie sofre com riscos.
Isso porque atualmente existem apenas cerca de 100.000 cópias em todo o mundo.
É assim que dois terços dos indivíduos vivem no hemisfério norte e atualmente existem vários experimentos com o objetivo de aumentar a população.
Como resultado, a população dos Estados Unidos é dividida em três grupos que vivem no Golfo do México, no leste do Pacífico tropical e no Havaí.
As populações do Havaí e do Pacífico são de 500 e 11.000 indivíduos, respectivamente.
A população de baleias no Golfo do México tem apenas 100 indivíduos.
E além da população dos EUA, você deve saber que as pessoas que vivem em outros países como a Nova Zelândia estão ameaçadas de extinção.
Neste país, acredita-se que a população seja de apenas 200 baleias.
Onde encontrar a baleia de bryde
A baleia bryde pode se encontrado no Pacífico Norte e está em todo o Pacífico tropical oriental, incluindo regiões do Equador e Peru.
Inimigos naturais
Os principais inimigos naturais são as orcas e provavelmente os grandes tubarões.
Fotos da baleia bryde
Ameaças da baleia bryde
A baleia bryde foi caçada extensivamente em todo o mundo, no Brasil, a captura comercial ocorreu na região de Cabo Frio, Rio de Janeiro e litoral nordeste.
Este estilo de caça continuou até 1986, quando a Comissão Baleeira Internacional (IWC) declarou uma moratória à caça comercial.
Atualmente, as capturas acidentais em redes de pesca e a destruição de habitats são as principais ameaças.
Em janeiro de 1983, um jovem macho de baleia Brydes foi encontrado morrendo na Baía de Guanabara, Rio de Janeiro. Seus pulmões e estômago estavam saturados de óleo.