Baiacu-cofre peixe: características, alimentação, habitat e curiosidades
O baiacu-cofre (Lactophrys trigonus) é uma espécie de peixe cofre de água salgada que pertence a família Ostracidae, conhecido também como baiacu-caixão, baiacu-sem-chifre, baiacu-sem-espinhos, cofre, ostracião, taoca ou peixe-cofre.
Além disso, a espécie é nativo do Atlântico ocidental, desde o Massachusetts, nos Estados Unidos, passando pelas Bermudas, Golfo do México, Caraíbas e Brasil.
Encontrado principalmente em águas rasas até cerca de 80 m, principalmente em leitos de ervas marinhas.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do peixe baiacu-cofre
O baiacu-cofre possui o corpo de forma levemente triangular e de cor parda e manchas esbranquiçadas/azuladas no dorso, é revestido de placas ósseas hexagonais.
A espécie chega a atingir cerca de 45 cm de comprimento, e a sua boca é pequena e demarcada do resto do corpo.
Curiosidades sobre o peixe baiacu-cofre
Nos últimos anos, o consumo do baiacu-cofre tem aumentado na alimentação humana, já que se caracteriza por ter uma carne branca, tenra e sem espinhas.
Habitat
Esta espécie habita em clima tropical e associado a recifes de coral que vive entre os 2-50 m de profundidade.
Alimentação
O baiacu-cofre se alimenta de uma grande variedade de pequenos invertebrados bentônicos, como moluscos, crustáceos, vermes e tunicados.
Onde encontrar o peixe baiacu-cofre
O baiacu-cofre é encontrado desde o Canadá e Massachusetts ( Estados Unidos ) até o Brasil, incluindo Bermudas, Golfo do México e Caribe, e também está presente no Mediterrâneo.