O bagre-pintado (Pimelodus maculatus) é um peixe de couro de água doce que pertence a família dos pimelodídeos, conhecido também como mandí-pintado, manditinga, mandí-casaca, mandiúba, mandiú e mandiúva.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
O bagre-pintado também é bastante apreciado na culinária, além de não exigir muitas técnicas na pesca esportiva.
Além disso, essa espécie vive em vários habitats com diferentes condições climáticas, isso porque este bagre tem uma grande variedade alimentar e possui um comportamento oportunista.
Características do peixe bagre-pintado
O bagre-pintado é um peixe de couro de porte médio, podendo chegar a um comprimento de 40 cm e um peso de até 3 kg.
A espécie possui na região dorsal uma coloração de tom pardo, passando para um tom amarelo nos flancos, como o próprio nome diz, e branca no ventre.
E possui de 3 a 5 séries de manchas escuras espalhadas pelo seu corpo, além disso, ele apresenta espinhos nas nadadeiras dorsal e peitoral, que podem causar bastante dor, inchaço e febre.
Reprodução do peixe bagre-pintado
Esta espécie de bagre é um peixe ovíparo cujo embrião se desenvolve dentro do ovo no ambiente externo sem entrar em contato com o corpo da mãe, como acontece com a maioria dos peixes.
Além disso, sua época de reprodução coincide com a época mais quente e úmida do ano, não podem se reproduzir em tanques, por isso é importante permanecer em seu habitat.
Os peixes desovam preferencialmente em pequenos afluentes e, após o nascimento dos filhotes, não se preocupam mais com os filhotes.
Alimentação
Esta é uma espécie onívora e oportunista, que durante todo o ano consome principalmente insetos aquáticos, peixes, frutos, algas, moluscos, sementes, e folhas.
No entanto, a sua alimentação muda de acordo com a estação, com maior atividade de alimentação entre o final do verão e o começo do outono, como reflexo da estratégia de recuperação devido ao processo fisiológico da maturação das gônadas, que atinge seu ápice no verão.
Comportamento
Esses peixes são pacíficos e podem sobreviver em um aquário comunitário, desde que seus peixes não sejam muito pequenos para caber na boca ou muito grandes para comer e, eventualmente, engasgar com as picadas venenosas, o que pode causar a morte de ambos. organismos eles são menos tímidos quando colocados em grupo.
Habitat
O bagre habita na calmaria das margens dos rios, locais com cascalho e areia no fundo.
Onde encontrar o peixe bagre-pintado
O Bagre-pintado é uma espécie de peixe de água doce e de grande distribuição geográfica, encontra-se na América do Sul: nas bacias hidrográficas dos rios Paraná e São Francisco, de onde é nativo, e pode ser encontrado na Amazônia, Guianas, Venezuela, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina, Bacia do Paraná, do Prata, Rio Uruguai e Rio Iguaçu.