Água doce

Bagre-cego peixe: características, reprodução, alimentação e comportamento

Por Alan Costa, em 09/11/2022
onde encontrar o peixe bagre-cego

Bagre-cego ( Trichomycterus rubbioli) é um peixe de caverna descoberto e descrito no Brasil pertencente a família Heptapteridae  conhecido também como ceguinho.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

bagre-cego

Além disso, bagre-cego é um grupo de peixes que são encontrados em cavernas e vivem exclusivamente no escuro, possuindo olhos e escamas notavelmente brancos.

Essas são encontrados nas cavernas e túneis alagados das regiões norte-americanas, se alimentando de camarões e aracnídeos que caem na água, usando as vibrações da mesma para se orientar até a presa.

Esta espécie possuem uma espécie de bigode que os ajuda a tatear o ambiente onde estão.

Características do peixe bagre-cego

caracteristicas do peixe bagre-cego

O bagre cego é um peixe de couro que habita cavernas e só consegue viver em ambientes subterrâneos é considerado um troglóbio.

Esta espécie vive isolado em um ambiente sem luz natural, esse peixe, assim como outros troglóbios, possui algumas características especiais.

Apresentam variação na pigmentação do corpo do cinza escuro ao completamente despigmentado além de uma variação em relação aos olhos que pode ser muito reduzida ou mesmo não visível externamente.

Alimentação

Esta espécie de peixe se alimentam de invertebrados e detritos vegetais e até guano de morcegos.

Comportamento

bagre-cego é uma espécie  de peixe sedentário, isto é, permanecem numa mesma região praticamente toda a vida, por falar em vida, eles vivem entre 10 e 15 anos e crescem cerca de um milímetro por mês.

Ao contrário dos bagres não cavernícolas, que passam muito tempo escondidos e nadam principalmente no fundo dos rios, os bagres cegos podem ser vistos nadando no fundo, no meio (na chamada coluna de água) e no superfície.

Onde encontrar o peixe bagre-cego

onde encontrar o peixe bagre-cego

O bagre-cego é uma espécie endêmica do estado de São Paulo (Brasil), distribuído na bacia do rio Ribeira do Iguape.

Além disso, a sua ocorrência está restrita a cavernas e riachos subterrâneos com corredeiras intercaladas por poções mais profundas.

Criação em aquário

A  criação do bagre-cego em aquário é inapropriada dada suas necessidades bastante peculiares, há algumas coleções ilegais desta espécie vistas na internet, mas a extensão disto é desconhecida.

Sair da versão mobile