A arraia preta ou raia negra (Potamotrygon leopoldi) é um peixe de água doce conhecido também como arraia xingu e arraia leopoldi pertence a família Potamotrygonidae. Além disso, a arraia preta esta espécie de arraia mede de 50cm à 65cm.
A arraia preta possui uma alimentação carnívora, comendo em geral qualquer invertebrado ou peixe que ela possa engolir. No entanto, como a maioria das arraias ela possui um a dois espinhos peçonhentos na cauda que é utilizado apenas como defesa para caça.
Além disso, ela utiliza seu disco para abafar e asfixiar suas presas, a troca desses agulhões é feito em media 2 a 3 vezes por ano. Entretanto, esse agulhão é um grande causador de acidentes em humanos nos rios onde elas habitam.
Com relação ao aquarismo são animais raros e caros, extremamente cobiçados no continente asiático onde sua reprodução em cativeiro já é comum.
Embora a sua dificuldade de manutenção se deve ao tamanho que atingem e a velocidade que crescem, sempre precisando de mais alimentos e um excelente volume e qualidade de água.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas informações detalhada sobre as características, tipos, reprodução, alimentação e habitat do peixe marlim azul.
Características da arraia preta
A arraia preta possui uma coloração preta com bolinhas brancas ao redor do corpo.
Já o seu corpo assim como outras arraias, têm o corpo achatado e as fendas branquiais encontram-se por baixo da cabeça.
Além disso, elas possuem dois esporões cobertos por uma mucosa toxica na cauda que somente são utilizados para defesa, provocando também acidentes com humanos.
Esses esporões pontiagudos se renovam em geral de 2 a 3 vezes por ano.
Este peixe possui interesse comercial para uso ornamental, principalmente para exportação.
Reprodução da arraia preta
A arraia preta se reproduz por vivíparo, ou seja os ovos são fecundados dentro da fêmea.
Além disso, o período de gestação varia entre 9 a 12 semanas, dando origem em média 4 a 12 espécimes com cerca de 6 a 10 cm.
A arraia preta (Potamotrygon leopoldi) é vivípara, ou seja, dá à luz filhotes totalmente formados após uma gestação que dura cerca de 3 a 4 meses. A fecundação é interna, com o macho transferindo esperma para a fêmea por meio de estruturas chamadas clásperes.
Durante a gestação, os embriões são alimentados no útero da fêmea através de um fluido nutritivo, um processo conhecido como histotrofia. O número de filhotes varia de 3 a 7 por ninhada, e eles nascem prontos para nadar e se alimentar sozinhos.
A reprodução geralmente ocorre durante a estação chuvosa, quando o aumento no nível da água proporciona melhores condições para a sobrevivência dos filhotes, como maior oferta de alimentos e áreas de proteção. Após o nascimento, os filhotes não recebem cuidados parentais e são independentes desde o início, embora ainda vulneráveis a predadores nas primeiras semanas de vida.
Alimentação da arraia preta
Por ser um peixe carnívoro, em seu ambiente natural se alimenta de outros peixes e invertebrados incluindo vermes e crustáceos.
A arraia preta é uma espécie de peixe cartilaginoso que se alimenta principalmente de presas encontradas no fundo dos rios, lagos e ambientes costeiros. Sua dieta é composta por uma variedade de organismos bentônicos, como crustáceos (caranguejos e camarões), moluscos (mexilhões e caramujos) e pequenos peixes.
Para capturar suas presas, a arraia utiliza seu sentido apurado de detecção de vibrações e campos elétricos, além de sua boca posicionada na parte inferior do corpo, ideal para escavar o substrato e desenterrar alimentos.
Como predadora oportunista, a arraia preta ajusta sua dieta conforme a disponibilidade de presas no ambiente. Em áreas com abundância de alimentos, ela pode se especializar em certos tipos de presas, enquanto em ambientes mais escassos, sua dieta se torna mais diversificada.
Suas mandíbulas são poderosas, permitindo-lhe triturar carapaças duras de crustáceos e conchas de moluscos.
Curiosidades sobre arraia preta
A arraia preta possui interesse comercial para uso ornamental, principalmente para exportação.
Isso porque ela possui uma beleza encanadora, porém uma curiosidades sobre esta arraia seria o potencial dos esporões pontiagudos se renovam em geral de 2 a 3 vezes por ano.
Habitat da arraia preta
O habitat natural dessa arraia são bancos de areia, baixos dos principais rios e afluentes lênticos com substrato lamoso ou arenoso.
Além disso, ela pode migrar para florestas inundadas durante estação chuvosa, podendo ser encontrado em lagos terrestre e lagoas formadas por águas de enchentes.
A arraia preta (Potamotrygon leopoldi) é uma espécie de arraia de água doce que habita principalmente a bacia do rio Xingu, na Amazônia brasileira. Ela prefere ambientes de águas claras e correntes moderadas, encontrando-se frequentemente em áreas com fundos arenosos, rochosos ou lamacentos, onde pode se camuflar e capturar suas presas.
A arraia preta geralmente habita regiões de rios grandes, lagos e áreas de remanso, evitando águas muito turvas ou com correnteza forte.
Durante a estação chuvosa, quando os níveis de água aumentam, a arraia preta pode migrar para áreas alagadas e planícies de inundação, que oferecem maior abundância de alimentos e abrigos naturais. Esses ambientes proporcionam as condições ideais para alimentação, reprodução e desenvolvimento dos filhotes, além de proteção contra predadores. O habitat bem oxigenado e tropical, com temperaturas que variam entre 24°C e 30°C, é fundamental para a sobrevivência dessa espécie.
Onde encontrar a arraia preta?
Esta espécie de arraia é encontrada na américa do Sul e na bacia do rio Xingu.
Ameaças:
A arraia preta está ameaçada por perda de habitat.
Fotos da arraia preta:
Veneno da arraia preta
A arraia preta possui um ferrão com veneno na ponta da cauda, entretanto, não é considerada um animal perigoso, pois tem um comportamento tímido e recluso.
Porém, esta espécie de peixe possui o hábito de manter-se enterrada pode promover acidentes caso sejam pisoteadas.
Por isso é indicado caminhar nos rios arrastando o pé ao invés de dar passos, pois ao encostar em suas laterais a arraia irá imediatamente fugir para outra área.
Em casos de acidente, a orientação é lavar a região afetada imediatamente com água e sabão e em seguida colocar em água morna.
Dessa forma além de aliviar a dor, isso degrada boa parte do veneno.
Depois dos primeiros socorros, é importante ir direto ao hospital para seguir com o tratamento.
Criação da arraia preta em aquário
Ambiente e parâmetros da água:
pH: Água doce com pH de 6.0 – 7.4
Dureza: 6 – 10
Clima: tropical; 24°C – 28°C
Estimativa de vida: 15 anos +
Tamanho do aquário:
Além disso, o aquário deve ser com dimensões mínimas de 200 cm X 60 cm X 60 cm (720 litros) requerido.
Com substrato arenoso e macio requerido, um aquário com bom comprimento e largura desejável.
Decorações podem ser utilizadas, porém com moderação deixando bastantes espaços livres para nadarem.
Sistema de filtragem:
O sistema de filtragem do aquário deverá ser impecável, principalmente a filtragem biológica, devido a quantidade de resíduos que estes peixes produzem.
Alimentação:
A alimentação da arraia preta estão entre os principais predadores em seu ambiente natural e comerão qualquer peixe menor que couber em sua boca.
Apresentam comportamento bastante pacífico e tranquilo, devendo ser evitado ser mantido com peixes agressivos ou territoriais.
Além disso, os peixes de hábitos mordiscadores também devem ser evitados.
Dimorfismo sexual:
Os machos têm grampos, um par de órgãos sexuais usados para fertilizar as fêmeas, localizados entre a barbatana anal e a cauda.
Semelhante a dois p.e.n.i.s paralelos, um de cada lado da cauda, é muito aparente ao comparar o sexo e é visível mesmo em animais sem puberdade.
Os machos são geralmente menores.