A arraia jamanta (Mobula birostris) é um peixe de água salgada conhecida também como raia manta, ela pertence a família Myliobatidae.
Além disso, a arraia jamanta esta entre os maiores peixes cartilaginosos do oceano.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe e suas curiosidades.
Os peixes cartilaginosos são da classe Chondrichthyes são animais que não possuem um esqueleto formado por ossos, mas por cartilagem.
No entanto, essa classe engloba tubarões, raias e quimeras, incluindo as raias-manta.
As arraias jamantas são animais fantásticos, gigantescos e extremamente pacíficos que parecem voar no mundo submerso com seus movimentos lentos e precisos.
Características do peixe arraia jamanta:
A arraia jamanta é um peixe de grande porte com 3 m de comprimento e 5 m de tamanho, com peso de 1500 Kg.
Este é um peixe cartilaginoso com o corpo largo e de grande porte com um par de nadadeiras cefálicas ao lado dos olhos que parecem chifres.
E possui a e função principal direcionar a alimentação para a boca, que está localizada na parte anterior do corpo e é provida de dentes pequenos inclinados para traz.
Além disso, a arraia tem coloração preta e marrom no dorso e branca no ventre.
Reprodução do peixe arraia jamanta:
A reprodução da arraia jamanta se assemelha um pouco com a reprodução dos tubarões, já que elas são parentes distintas.
Além disso, o mais interessante de tudo sobre a reprodução deste tipo de arraia, é o fato de que elas, assim como vários outros peixes, nascem através dos ovos.
Porém no caso das arraias, elas não soltam o ovo, pois os ovos chocam dentro si mesmas.
De modo geral, é necessário falar sobre a reprodução dos animais ao todo.
Pois os peixes que dão à luz a seus filhotes através de bolsas, são conhecidos como mamíferos, e aqueles que nascem através da chocagem do ovo, são ovíparos.
Entretanto, a arraia jamanta não está dentro de nenhuma dessas reproduções.
Pois a arraia jamanta não é um animal ovíparo, porque elas não soltam o ovo, mas seus ovos são chocados dentro delas e as arraias jamantas filhotes saem como um mamífero, vivas e já nadando.
Sobretudo, elas também não são mamíferas, pois não há alimentação através da placenta.
Além disso, este tipo de arraia nascem em ovos e se alimentam de seus nutrientes e se desenvolvem dentro das mães são conhecidos como animais ovovivíparos.
Alimentação:
A arraia jamanta se alimenta basicamente de plâncton pelo sistema de filtração.
Alimentação da jamanta ocorre da seguinte forma, ela abre sua boca enquanto nada, filtrando uma enorme quantidade de água e capturando o plâncton que fica preso em suas brânquias durante esse processo.
Além disso, os principais predadores da jamanta são as baleias-orca e alguns grandes tubarões, como o tubarão-tigre, tubarão-cabeça-chata e o tubarão-martelo.
Curiosidades:
Uma curiosidade sobre a jamanta é a sua alimentação diferentemente do parente vivo mais próximo, o tubarão, as arraias-jamantas não têm dentes.
Portanto, ao se alimentar elas peneiram o plâncton da água usando fileiras de pequenas placas em suas bocas, que entram como se por um funil em suas bocas à medida que elas nadam.
Dessa forma elas controlam a abundância e a diversidade do plâncton e regulam o ciclo de nutrientes.
Além disso, as jamantas de recife mergulham entre o oceano de superfície e o mar profundo, criando uma valiosa conexão ecológica entre os dois.
Habitat:
As arraias jamantas vivem em águas quentes oceânicas e costeiras nos arredores de ilhas e recifes rasos em águas ricas em matéria orgânica, supostamente para evitar águas frias.
Onde encontrar o peixe arraia jamanta:
Há duas espécies de jamanta, a arraia jamanta de recife, que se encontra nas águas costeiras dos trópicos e subtropicais, e a arraia jamanta gigante, que migra pelo mar aberto do mundo.
Pesca do peixe arraia jamanta:
Vale ressaltar que a pesca da jamanta é proibida no Brasil e pode ser um crime ambiental.
A jamanta é uma arraia bastante conhecida no brasil e no mundo, como mencionamos a arraia jamanta é um peixe de grande porte com 3 m de comprimento e 5 m de tamanho, com peso de 1500 Kg.
Ela engloba na classe dos tubarões e quimeras, e a sua pesca é proibida no Brasil.