Apisto cacatua peixe: características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário
O apisto cacatua (Apistogramma cacatuoides) é um peixe da família Cichliformes, muito fácil de ser criada em cativeiro.
Além disso, esse é um peixe que possui um colorido muito característico. Que pode ser encontrado em águas lentas, riachos e lagoas.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do peixe Apisto cacatua
O apisto cacatua macho chega a medir até 10 cm de comprimento, enquanto a fêmea atinge apenas 5 cm. É um peixe muito colorido e pequeno, muito fácil de cuidar em aquário, pela variedade de condições de água que vive.
Além disso, é um peixe de cor cinza prateado com uma listra preta no meio de seu corpo. Já na parte superior tem possui uma barbatana longa e colorida.
A fêmea não se diferencia do macho apenas no tamanho, pois o macho possui uma cauda e uma barbatana maior que ela.
Hábitat
O apisto cacatua ocorre na bacia do rio Amazonas em afluentes dos rios Solimões, Amazonas e Ucayali.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de minhocas, ração, branchonetas, artêmia salina, tubifex, crustáceos, insetos, larvas entre outros.
Onde encontrar o peixe Apisto cacatua
O apisto cacatua é encontrado em partes em que a água é pouco movimentada e escura. Habitando também em riachos e lagoas que tenham uma vegetação mais densa.
Criação do peixe Apisto cacatua
Tamanho do aquário
É recomendado que o aquário para criar está espécie tenha no mínimo 60 cm X 30 cm X cm de 54 litros, para comportar um casal da espécie.
Além disso, se for de interesse colocar duas fêmeas e um macho no mesmo aquário. É recomendado que ele tenha no mínimo 100 litros e 80 cm de comprimento.
Paramentos da água
– pH: Manter o pH da água entre 6.0 e 7.0;
– Dureza da água: 4 a 15;
– Temperatura: 25ºC a 28ºC;
Decoração do aquário
É interessante que o peixe tenha um ambiente com água lenta, já que é isso que a espécie valoriza. O aquário pode ter um substrato de areia fina e também escura que fiquem juntas com vasos para criar cavernas.
Além disso, simular locais com muita vegetação é de agrado desta espécie. Colocando plantas no aquário você pode escurecer mais o aquário, deixando mais agradável para o apisto cacatua.
Comportamento
O apisto cacatua é conhecido por ser um peixe dócil de fácil criação, que vive em diferentes condições de água.
Reprodução em aquário
Esta é uma espécie de peixe polígamo, sendo do agrado do macho viver em um aquário que tenha mais de 4 fêmeas.
Além disso, montar cavernas no aquário com vasos facilitara a reprodução deste peixe.
O apisto cacatua coloca no teto das cavernas até 80 ovos, que são cuidados pela fêmea enquanto o macho faz a proteção do território.
É uma espécie que se desenvolve rápido, com os ovos eclodindo em 3 a 4 dias. E depois de eclodidos, os filhotes costumam crescer muito rápido.
Alimentação
O apisto cacatua se alimenta de crustáceos, insetos, artêmias congeladas ou vivas, flocos, vegetais como pepino, bloodworms, krill entre outros.