Apapá-amarelo ( Pellona castelnaeana) é um peixe de água doce que pertence a família Clupeidae, conhecido também como Sardinhão ou Dourada.
Além disso, a maioria das espécies desta família é de origem marinha e estuarina, porém as espécies de água doce são peixes pelágicos (superfície e meia água).
O apapá-amarelo pode ser encontrado em rios, lagos e matas inundadas em pequenos cardumes em corredeiras.
Esta espécie é considerado um peixe de 2ª classe, não sendo importante nas capturas comerciais.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do peixe apapá-amarelo
O apapá-amarelo é um peixe de escama que possui o corpo comprimido atinge mais de 60cm de comprimento total, a cabeça pequena; boca pequena, ligeiramente voltada para cima.
Além disso, as duas espécies se diferenciam facilmente pela coloração amarelada do apapá-amarelo e prateada do apapá-branco, ambos com o dorso escuro.
Alimentação
Esta espécie costuma se alimentar de pequenos peixes e insetos que ficam na superfície da água.
Habitat
O apapá-amarelo é um peixe pelágico que habita a superfície e meia água como em rios, lagos e matas inundadas. Pequenos aglomerações são comuns em corredeiras.
Onde encontrar o peixe apapá-amarelo
O apapá-amarelo é encontrado nas Bacias amazônica e Araguaia-Tocantins e Prata .
Dicas para pesca do peixe apapá-amarelo
Equipamentos
Equipamento para esta pesca deve ser de tamanho médio e varas de ação rápida são os mais indicados para se fisgar esses peixes; linhas de 10 a 12 lb. e anzóis pequenos.
Iscas para pesca de apapá-amarelo
O apapá-amarelo pode ser capturado com iscas naturais, peixes pequenos ou em pedaços iscados sem chumbo, e iscas artificiais como plugs de superfície e meia água, pequenas colheres e spinners.