Início » Peixes » Achigã peixe: características, reprodução, alimentação, habitat e tipos de iscas

Achigã peixe: características, reprodução, alimentação, habitat e tipos de iscas

achiga caracteristicas

O achigã (Micropterus salmoides) é um peixe de água doce  pertence a família Centrarchidae também conhecido como black bass, originário do sul do Canadá e norte dos Estados Unidos da América, que foi introduzido na Europa no final do século XIX.

peixe achiga
peixe achigã

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.

O achigã é um peixe apreciado na pesca esportiva, devido a sua agressividade e voracidade. Além dos seus saltos na superfície da água, ele também possui resistência em sua fisgada, o que atrai a atenção dos pescadores.

Origem:

O achigã é um peixe originário do norte dos Estados Unidos da América e do sul do Canadá, foi introduzido na Europa no final do século XIX.

Características do peixe achigã:

achiga caracteristicas
achigã características

O achigã é um peixe de corpo alongado, cabeça grande, boca larga e numerosos dentes.

Além disso, o dorso e a cabeça do peixe também são verde-escuro ou verde-oliva, os dois lados são amarelo-ouro, o abdômen é branco e há uma fileira de manchas marrons ou pretas na linha lateral. É muito óbvio quando é adulto, há duas listras pretas e uma preta no opérculo. .

A barbatana dorsal está dividida em duas partes: a primeira parte apresenta raios espinhosos na barbatana e uma mandíbula inferior saliente na boca, que é mais proeminente do que a mandíbula superior.

Reprodução do peixe achigã:

Durante o período de reprodução, os machos têm comportamento territorial, protegendo o ninho até que o novo tenha de 3 a 4 semanas. Após este período, permanecerá no ensino fundamental por mais 2 a 3 meses.

A desova ocorre quando a temperatura da água atinge os 16 a 18º C. Cada fêmea põe de 4.000 a 10.000 ovos em correntes fracas e águas rasas, deixando os ovos nos ninhos construídos pelos machos entre rochas, cascalho, areia ou raízes aquáticas.

Anexe à base de um ninho bem preservado e tente mexer constantemente para oxigenar melhor os ovos.

Alimentação:

O Achigã é um peixe predador muito voraz, que se alimenta de outros peixes, insetos, larvas, rãs e crustáceos.

Curiosidades:

achiga curiosidades
achigã curiosidades

Esta espécie é originário do sul do Canadá e norte dos Estados Unidos da América, que foi introduzido na Europa no final do século XIX.

Além disso, este peixe que pode alcançar mais de 10 kg, entretanto, o tamanho está ligado diretamente ao ambiente, isto é, disponibilidade de alimentos ricos em proteínas e condições de água (temperatura, pH e oxigênio).

O Achigã, possui uma lista de presas. Enquanto juvenis, alimentam-se de plâncton, insetos, crustáceos e moluscos; já em adultos, preferem dar caça a peixes, anfíbios e crustáceos.

Habitat:

O peixe Achigã  habita em águas limpas e calmas, mas se adaptam bem a diferentes ambientes, podendo ser encontrados em rios e até no mangue em canais de água salobra.

Onde encontrar o peixe achigã:

O Achigã é um peixe encontrado no lago da Montanha em todas as estações.

Dicas para pesca do peixe achigã:

Equipamentos:

Os melhores equipamentos para esta pesca devem ser leves como a vara de bambu e as linhas 8 a 10 lb.

Anzol:

Utilize o anzol gamakatsu.
Sensacional essa pescaria do canal do FelixandtheFish

Tipos de iscas para a pesca do peixe achigã:

A melhor isca para pescar esta espécie de peixe são iscas artificiais em formato de vermes ou crustáceos e pequenos peixes.

Receita com peixe achigã:

Receita de peixe achigã ao molho caseiro:

peixe achiga ao molho caseiro
peixe achigã ao molho caseiro

Ingredientes:

– 2 xícaras (chá) de água fervente;
– 2 vidros pequenos de leite de coco (400,00 ml);
– 1 cebola grande cortada em rodelas;
– 2 tomates médios cortados em rodelas;
– 1 pimentão verde médio cortado em tiras;
– 1 xícara de coentro picado;
– Meia xícara de cebolinha picada;
– 2 colheres de extrato de tomate;
– 2 colheres de tempero completo com pimenta ARISCO;
– 1 quilo e meio de achigã;

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, pegue uma panela grande, e coloque a água, o leite de coco, a cebola, os tomates, o pimentão, o coentro, cebolinha, o extrato de tomate e o tempero completo com pimenta ARISCO.
  2. Em seguida, misture bem, leve ao fogo médio e cozinhe por 20 minutos. Reserve.
  3. Logo a seguir, Pré-aqueça o forno em temperatura média (180ºC).
  4. Depois, coloque o peixe em um refratário grande (35 x 22 cm), regue com o molho reservado e leve ao forno por 30 minutos, virando o peixe depois de transcorrida a metade do tempo.
  5. Sirva em seguida.

Receita de achigã frito:

Como fazer filé de achigã:

 

Achigã é um peixe muito popular e consumido no brasil e no mundo. como mencionamos ele tem características com  corpo alongado, cabeça grande, boca larga e numerosos dentes.

Além disso, o dorso e a cabeça do peixe também são verde-escuro ou verde-oliva, os dois lados são amarelo-ouro, o abdômen é branco e há uma fileira de manchas marrons ou pretas na linha lateral.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.