Acerina Eurasiana (Gymnocephalus cernuus) é um peixe de agua doce da familia dos Percidae que pertence ao gênero Gimnocéfalo.
Foi introduzido nos Grandes Lagos da América do Norte , supostamente com resultados infelizes, pois é invasivo e está se reproduzindo mais rapidamente do que outras espécies.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do acerina eurasiana
As cores e marcações do Acerina Eurasiana são semelhantes às do walleye , de cor marrom-oliva a marrom-dourada no dorso, mais claro nas laterais com parte inferior branco-amarelada. A rufa pode atingir até 25 cm de comprimento, mas geralmente tem cerca de metade desse tamanho.
É um peixe muito agressivo pelo seu tamanho. O ruffe também tem uma barbatana dorsal grande e espinhosa que provavelmente é desagradável para seus predadores .
Também possui duas nadadeiras no topo, a nadadeira frontal possui espinhos duros e afiados, a nadadeira posterior possui espinhos macios chamados raios. As características mais óbvias para reconhecer um rufo são a barbatana dorsal grande e contínua do rufo e a boca ligeiramente virada para baixo.
Habitat do acerina eurasiana
A espécie ocorre nas bacias do Cáspio , Negro , Aral , Báltico e Mar do Norte , e também é encontrada na Grã-Bretanha , partes da Escandinávia e algumas regiões da bacia do Oceano Ártico a leste até a drenagem do Kolyma .
Foi introduzido em partes da Europa Ocidental (França, norte da Itália) e na Grécia, bem como nos Grandes Lagos da América do Norte .
Reprodução do acerina eurasiana
O acerina eurasiana tem capacidade de se reproduzir em taxas extremamente altas. Um rufo geralmente amadurece em dois a três anos, mas um rufo que vive em águas mais quentes tem a capacidade de se reproduzir no primeiro ano de vida.
Uma única fêmea tem potencial para botar de 130.000 a 200.000 ovos anualmente. acerina eurasiana deixará as águas escuras e profundas onde preferir e viajará para águas rasas mais quentes para desova. A principal época de desova do ruffe ocorre de meados de abril até aproximadamente junho.
Alimentação do acerina eurasiana
Na Eurásia, a dieta dos rufos consiste principalmente em zoobentos: quironomídeos, pequenos insetos aquáticos e larvas, que são todos encontrados na zona bêntica da coluna de água.
Comportamento
O acerina eurasiana vive em pequenos grupos em águas ricas em nutrientes, estagnadas ou de fluxo lento, especialmente regiões com fundos arenosos, e é bastante insensível à poluição da água.
É mais comum na foz de grandes rios e em regiões costeiras salobras com salinidade de até 12 ‰.