Acará do congo peixe: origem, características, reprodução, alimentação e criação em aquário
O acará do congo (Amatitlania nigrofasciata) é um peixe ornamental de água doce da ordem Perciformes e pertencente a família Cichlidae.
Este peixe possui uma ampla distribuição na América Central, é um peixe lindo porém com comportamento agressivo, ainda mais se levarmos em consideração seu pequeno tamanho.
Para ter uma ideia do comportamento do acará do congo ele conhecido por atacar peixes até três vezes maiores do que eles que possam invadir seus territórios.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, esta é uma espécie de peixe encontrada em rios com águas relativamente agitadas.
No entanto, esses peixes costumam ficar em locais com muitas rochas, onde se escondem e se alimentam de vermes, insetos, peixes, crustáceos e plantas.
Por conta disso, o acará do congo quase nunca é encontrado em áreas abertas e, portanto, ao criara essa espécie de peixe distribua locais que possam fornecer esconderijos.
Origem
O acará do congo é um peixe nativo da América Central e e não ocorre no distante país do continente africano (Congo).
Além disso, esta é uma espécie extremamente popular no aquarismo e muito adaptável, sendo indicado para aquaristas iniciantes.
Características do peixe acará do congo
O acará do congo é um peixe ornamental e também um ciclídeo, mas não se engane, trata-se de um ciclídeo americano e não africano.
Este peixe de pequeno porte possui coloração cinza com preto e algumas machas alaranjada em seu corpo.
A cauda e as barbatanas são claras e com manchas amarelas, preto e cinza.
Já os machos adultos possuem nadadeiras mais pontiagudas e apresentam uma suave tonalidade avermelhada sob a boca, além do característico calombo na cabeça.
Reprodução do peixe acará do congo
Ovíparo, desova em superfícies limpas de rochas, folhas ou troncos de árvores, os pais incubam os ovos e protegem os filhotes.
Após a eclosão, os peixes jovens são colocados em várias depressões diferentes cavadas no substrato.
Tocas escuras são preferidas como ninhos para esconder os filhotes e torná-los menos visíveis aos predadores visuais.
Aproximadamente 100 a 150 ovos são colocados e são cuidadosamente guardados e cuidados pelo casal.
Os ovos eclodem em 3 a 4 dias e nadam livremente em até 3 dias, os jovens tendem a se agrupar ao redor do corpo da fêmea enquanto o macho continua protegendo o território de intrusos.
Curiosidades
O acará do congo é um peixe ciclídeo, ou seja, é uma família de peixes de água doce da ordem Perciformes, compreendendo cerca de 227 gêneros e 27.977 espécies, com uma estimativa de 3.000 espécies distribuídas na América Central e do Sul.
Os ciclídeos representam a maior família de peixes e cerca de 5 dos vertebrados da Terra.
Uma outra curiosidade sobre o acará do congo é que este é um peixe bastante agressivo, por isso ele é conhecido por atacar peixes até três vezes maiores do que eles que possam invadir seus territórios.
Além disso, existem várias formas de cores artificiais, incluindo a popular forma rosa, leucística, assim como variedades de nadadeiras longas e marmoreadas.
Habitat
Este peixe habita em rios com águas agitadas e preferem ficar em locais com muitas rochas.
Onde encontrar o peixe acará do congo
O acará do congo pode ser encontrado em vários lugares como por exemplo na América Central, sendo nativo da Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica e Panamá.
Além disso ele é um peixe introduzido em vários países, incluindo os EUA e a Austrália.
Criação do peixe acará do congo em aquário
Tamanho do aquário
Aquário mínimo para este peixe é de 80 cm de comprimento x 30 cm de largura.
Já a decoração do aquário é irrelevante, mas pode consistir em troncos, raízes e rochas que servem de abrigos e potenciais locais de desova.
Você também pode fornecer cavernas adicionais na forma de potes de barro, as plantas podem ser usadas, mas podem ser arrancadas pelos peixes, pois estão ansiosos para cavar.
Parâmetros da água
– pH: 7.0 a 8.0;
– Temperatura: 20°C a 36°C;
– Dureza: 9 a 20;
Alimentação em aquário
O acará do congo é um peixe onívoro, em seu ambiente natural se alimenta de vermes, crustáceos, insetos, peixes e plantas.
Por outro lado em aquário aceitará prontamente a maioria dos alimentos fornecidos.
Dimorfismo sexual
Os machos tendem a crescer mais do que as fêmeas, e as barbatanas dorsal e anal apresentam filamentos maiores nos primeiros raios.
Alguns espécimes também podem desenvolver uma protuberância no pescoço. As fêmeas têm uma mancha escura distinta na barbatana dorsal e são mais coloridas quando em condições de desova.
Decoração do aquário
Em geral, eles são pouco exigentes e muito fáceis de cuidar, um subsolo arenoso com pedras, raízes e troncos de árvores faz você se sentir em casa.
Eles também adoram plantas, especialmente plantas flutuantes, pois ajudam a suavizar a luz dentro do aquário.