Acará Festivo (Mesonauta festivus) é um peixe ornamental de agua doce que pertence a família dos Cichlidae tambem e conhecido como Acará Bererê
Esta espécie possui ampla distribuição na região Amazônica e pode ser facilmente encontrado no mesmo habitat de Pterophyllum sp. (Bandeiras) e Symphysodon sp. (Discos), podendo eventualmente nadar em cardume junto com estas duas espécies.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso são ciclídeos tímidos que podem passar boa parte do tempo escondidos até estarem totalmente habituados ao aquário.
Características do Acará Festivo
O corpo do Acará Festivo é oval e lateralmente longo. As barbatanas dorsal, anal e pélvica são alongadas, sendo estas últimas particularmente semelhantes às do género Pterophyllum.
Apresenta uma faixa oblíqua desde os lábios até ao final da barbatana dorsal, formando duas zonas de cores diferentes: a parte superior desta zona é de cor esverdeada/amarela, enquanto a parte inferior é maioritariamente cinzenta. Barbatana caudal redonda.
Esta é uma espécie muito atrativa, principalmente pelas listras pretas desde a boca junto à nadadeira dorsal.
Alimentação do Acará Festivo
Em seu ambiente natural é onívoro, alimenta-se de invertebrados, crustáceos bentônicos, insetos, anelídeos e secundariamente plantas.
Em cativeiro o acará Festivo aceitam alimentos secos e vivos, devendo ser fornecido periodicamente alimentos vivos e alimentos de origem vegetal.
Reprodução do Acará Festivo
E uma espécie ovípara que alcança a maturidade sexual aos 12 meses de idade. Coloca ovos em plantas e raízes, cerca de 200 ovos, eclodem em dias; as larvas nadam livremente após 3 dias.
A fêmea recolhe os ovos pegajosos em uma superfície plana previamente limpa pelo casal; então o macho fertiliza os ovos; os filhotes são cuidados pelos pais, o cuidado dos pais pode durar até 6 semanas.
Cuidados com aquário
Para a criação do acará Festivo e necessário aquário com dimensões mínimas de 100cm X 50cm (200 L) requerido, o aquário deverá possuir substrato preferencialmente arenoso com bastante vegetação aquática e raízes para servir de refúgio.
Além disso o aquário poderá possuir presença de vegetação abundante, incluindo plantas flutuantes, criando zonas sombrias, Troncos e rochas também podem ser utilizados como decoração simulando seu ambiente natural.
Fotos do acará Festivo