O golfinho-flíper (Tursiops truncatus) é um golfinho de água salgada da família Delphinidae conhecido como boto, golfinho-nariz-de-garrafa e toninha.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso golfinho.
Além disso, esta é a mais famosa e conhecida espécie de golfinho no mundo inteiro.
Não apenas por ser a espécie do famoso golfinho da série de televisão Flipper, mas também por sua distribuição ao longo das águas costeiras e oceânicas em todos os mares do mundo, exceto nos mares polares.
Características do golfinho-flíper
Com relação as características físicas o golfinho-flíper tem o corpo robusto, bem como a sua cabeça e o seu bico tem uma força espantosa, capaz de provocar ferimentos muito graves num adversário.
A sua coloração é cinzento escuro no dorso, diminuindo de intensidade perto da barriga, que é branca ou rosa muito claro.
Esta é uma espécie ativa e frequentemente acompanha os barcos à proa, chegam a atingir mais de 40km/h.
Reprodução do golfinho-flíper
As fêmeas ficam grávidas de 11 a 12 meses e só dão à luz um filhote com cerca de 80 cm de comprimento.
Os jovens são amamentados até os 18 meses de idade e aprendem algumas técnicas de caça imediatamente.
Alimentação
O golfinho-flíper se alimenta de corvinas e vários tipos de peixes, moluscos e crustáceos, lulas, linguados, caranguejos, camarões, entre outros.
Habitat
Esta espécie de golfinho habita em água salgada ou seja nos mares e nos estuários, quando nascem têm entre 75-150 cm e em adultos entre 3-4m.
Comunicação
As vocalizações incluem uma variedade de estalos e assobios, cada indivíduo tem seu apito distinto, que é reconhecido dentro do grupo como sua assinatura.
Vários comportamentos e táticas de captura foram registrados nesses golfinhos, durante a pesca, os grupos podem se ajudar e até colaborar com a pesca local.
Ameaças
Capturas acidentais e intencionais em redes de pesca, destruição de habitats, poluição química e sonora dos oceanos são as principais ameaças à espécie.
Inimigos naturais do golfinho-flíper
As orcas e os grandes tubarões são os inimigos do golfinho-flíper.
Distribuição geográfica
O golfinho-flíper é encontrado em águas costeiras e oceânicas, bem como em mares fechados, como o Mar Negro, Mar Vermelho e Mar Mediterrâneo.
Também pode ser encontrado em estuários, lagoas e canais, e ocasionalmente entra em rios.
No Brasil, ocorre do Rio Grande do Sul ao litoral nordeste, as populações oceânicas podem sofrer migrações sazonais, enquanto as populações costeiras são geralmente oceânicas.