Conheça os principais tipos de peixe tetra mais conhecidos para aquários pequenos, esses peixinhos possuem tons vibrantes convivem facilmente com outras espécies e pode trazer um colorido todo especial para o seu aquário.
Além disso, esses peixes são de cardumes, por isso é impossível ter um só no seu aquário. E, certamente, muitos desses peixinhos vão deixar o ambiente bem mais alegre.
Os peixes tetras é famoso por ser um peixinho sensível a choques de temperatura e pH, por esta razão, há opiniões controversas sobre se ele deve ou não ser escolhido por iniciantes justamente por ser considerado como um tipo de peixe mais delicado.
Contudo, os peixes tetras são pacíficos, e por isso marca presença em muitos aquários.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores alguns tipos de peixe tetra.
Informações gerias sobre os peixes tetras
– Ambiente: água doce;
– Família: Caracídeos;
– Classe: Actinopterygii
– Filo: Chordata;
– Reino: Animalia;
– Nível de dificuldade: Fácil;
Tipos de peixe tetra
A seguir veja alguns tipos de peixe tetra.
1. Tetra fantasma negro
O tetra fantasma negro (Hyphessobrycon megalopterus) é um peixe de água doce da família Characidae, conhecido também como tetra fantasma, tetra fantasma preto. Além disso, o tetra fantasma negro é um tipo de peixe tetra mais populares e vendidos no comércio de aquários.
Contudo, não é tão colorido e o que compensa é seu comportamento de exibição.
Pois os machos são territoriais e defendem o seu espaço contra os seus vizinhos se apresentando de perfil com as barbatanas dorsal e caudal totalmente estendidas, e a cor escura intensificada, tornando o borda do remendo do corpo se destacam proeminentemente.
2. Tetra do congo
O tetra do congo (Phenacogrammus interruptus) é um peixe ornamental de água doce conhecido como tetra congo.
Este tipo de peixe tetra é pacifico de pequeno porte, que quando são jovens possuem uma cor discreta, mas já em sua fase adulta possuem uma cor mais exuberante. Além disso, o tetra do congo pode alcançar cerca de 8cm de comprimento, e um fato curioso é que seu nome foi inspirado por conta de seu local de origem.
3. Tetra diamante
O tetra diamante (Moenkhausia pittieri) é um peixe de água doce de pequeno porte que pertence a família Characidae, conhecido como Diamond tetra.
O tetra diamante exibe um claro dimorfismo sexual, com os machos pois possui barbatanas dorsais muito mais longas do que as fêmeas. Além disso, os machos também podem ser mais coloridos, mas os dois sexos são peixes fascinante e se tornaram populares entre os criadores.
Já as barbatanas dorsal e caudal são roxas e o corpo é prateado, seu olho é marcado com vermelho acima da pupila e tem uma faixa escura ao longo da linha média do corpo.
4. Tetra buenos aires
O tetra buenos aires (Hyphessobrycon anisitsi) é um peixe de água doce da família Characidae, conhecido como wajat.
O tetra buenos aires possui o corpo prateado, com uma fina linha azul através dele desde as brânquias até a barbatana caudal. Além disso, as barbatanas caudal e inferior têm uma coloração alaranjada e existe uma área escura na base da barbatana caudal.
Vale ressaltar que este tipo de peixe tetra é bastante popular no aquarismo, pois eles são pacíficos, e se dão bem em aquários comunitários, mas possuem um apetite voraz e devem ser alimentados com bastante frequência. Além disso, se caso fiquem com fome, vão beliscar as nadadeiras de outros peixes no aquário.
5. Tetra-limão
O tetra-limão (Hyphessobrycon pulchripinnis) é um peixe de água doce da família Characidae da ordem Characiformes conhecido popularmente como Lemon Tetra.
O tetra-limão é um peixe de pequeno porte e pacífico ele mede cerca de 5cm, embora seus corpos sejam transparentes, ainda assim, apresentam uma coloração limão, caso sejam bem cuidados e alimentados. Além disso, os machos são ligeiramente menores e possuem corpo retilíneo, enquanto fêmeas corpo de forma mais roliça.
Já os machos adultos são mais coloridos, principalmente nas nadadeiras dorsal e anal.
6. Neon negro
O neon negro (Hyphessobrycon herbertaxelrodi) é um peixe de água doce da ordem Characiformes e pertencente a família Characidae conhecido também no inglês como Black neon tetra. Este tipo de peixe tetra é um peixe de pequeno porte e mede em cerca de 3 cm, o macho é ligeiramente menor, apresenta coloração mais forte e o ventre é retilíneo.
Já a fêmea possui coloração menos intensa, o ventre é roliço e é maior que o macho. Este peixe possui uma coloração prateada com listra preta e azul em alguns ângulos aparenta ser cinza.
7. Tetra enfermeirinha
O tetra enfermeirinha (Aphyocharax anisitsi) é um peixe ornamental de água doce da família Characidae conhecido como enfermerinha, tetra nadadeiras vermelhas ou no inglês de Bloodfin tetra.
Este tipo de peixe tetra é resistente e indicado para aquaristas iniciantes, ele também se adapta a uma gama relativamente grande de condições de água. Além disso, o tetra enfermeirinha é considerado um dos Tetras mais expectativa de vida mais longevas que existe, podendo chegar próximo dos 10 anos de idade ou mais quando criado em cativeiro.
O tetra enfermeirinha pode ser confundido com peixe vidro de cauda vermelha, porém facilmente distinto por sua forma do corpo mais alongada e pelo fato de não exibir coloração vermelha nas nadadeiras anal e ventral.
8. Tetra róseo
O tetra róseo (Gymnocorymbus ternetzi) é um peixe de água doce ornamental da família Characidae conhecido como Tetra Bentosi.
O tetra róseo é um peixe de pequeno porte e o macho é menor, apresenta coloração mais forte, possui a nadadeira dorsal ligeiramente maior e o ventre é retilíneo. Por outro lado, a fêmea possui coloração menos intensa, a nadadeira dorsal menor, o ventre é roliço e é maior que o macho.
Lembrando que essas características aparecem em peixes no final do estágio juvenil e em adultos, a diferença sexual entre filhotes é mais difícil de ser observada.
9. Tetra-azul
O tetra azul (Boehlkea fredcochui) é um peixe de água doce da família Characidae, conhecido como piaba azul e blue tetra.
Este tipo de peixe tetra possui o corpo alongado, com a cor prateada-esverdeada na região das costas e na lateral de seu corpo tem a cor azul eléctrica que se intensifica em direção às regiões caudal e branquial, e na zona da barriga apresenta uma cor branco-amarelada.
Além disso, as barbatanas dorsal, caudal e peitorais são transparentes, alguns machos podem ser cinzentos, com um ligeiro rebordo branco.
Os tetras azul machos normalmente apresentam a barbatana caudal com um ligeiro tom avermelhado, principalmente na época de reprodução. Contudo, a barbatana caudal é cinza escuro, com extremidades brancas nos raios mais longos.
10. Tetra heliacus
O tetra heliacus (Hyphessobrycon heliacus) é um peixe ornamental de água doce da família Characidae, conhecido como kitty tetra, gatinho tetra.
O tetra heliacus é bastante colorido e elegante e tem se tornado cada vez mais popular no aquarismo nos últimos anos. Sua cor é amarela e laranja, também é constantemente destacada com tons verdes brilhantes, ele pode chegar a medir aproximadamente 2,5 cm.
Além disso, os machos desenvolvem barbatanas alongadas especialmente a barbatana dorsal à medida que amadurecem. Contudo, um cardume deste peixe pode ser o destaque em qualquer aquário comunitário pacífico e se destacará particularmente em qualquer aquário plantado com substrato escuro.
11. Tetra bandeira
O tetra bandeira (Hyphessobrycon heterorhabdus) é um peixe ornamental de água doce conhecido no inglês de Flag Tetra. Este tipo de peixe tetra é dócil e possui o corpo longo e esguio, com cores prateadas e três faixas laterais em preto.
Já na parte superior possui uma listra iridescente esverdeada a amarela e outra listra na cor laranja/vermelha. Quando este peixe atinge a maturidade sexual, as fêmeas costumam ficar ligeiramente maiores e mais gordinhas na região do ventre.
12. Tetra olho-de-fogo
O tetra olho-de-fogo (Moenkhausia sanctaefilomenae) é um peixe de agua doce conhecido como tetra olho de fogo balão, red eyed tetra baloon. Além disso, o tetra olho-de-fogo é um peixe de pequeno porte, tranquilo e ágil, o macho é menor, apresenta coloração mais forte e o ventre é retilíneo.
Por outro lado a fêmea possui coloração menos intensa, o ventre roliço e é ligeiramente maior que o macho. Além disso, estas características aparecem em peixes no final do estágio juvenil e em adultos, a diferença sexual entre filhotes é mais difícil de ser observada.
Este tipo de peixe tetra de água doce é muito bonito e brilhante, todo translucido, a luminosidade de seu corpo é encantadora, é uma verdadeira lanterninha submarina.
13. Tetra pristela ouro
O tetra pristela ouro (Pristella maxillaris ) é um peixe de água doce da ordem Characiformes conhecido como tetra pristela e no inglês de X-ray tetra.
O tetra pristela ouro é um peixe de cardume, porém não deve ser mantido em grupos com menos de 5 indivíduos. Isso porque quanto maior o cardume, mais natural o seu comportamento.
As disputas por território ou fêmeas são maravilhosas de assistir, os machos (geralmente os maiores entre eles) se encaram e mostram suas nadadeiras e cores no maior esplendor possível. São lindos peixes para aquários de plantas e temáticos.
14. Tetra coração sangrando
O tetra coração sangrando (Hyphessobrycon erythrostigma) é um peixe tropical de água doce pertence a família Characidae, também conhecido como Coração Sangrento Tetra, Mancha Vermelha Tetra, Perez Tetra.
Além disso, uma das suas principais característica do tetra coração sangrando é a barbatana dorsal, mais comprida nos machos.
Contudo a barbatana caudal também é alongada com uma borda preta e uma cor branco azulado. Vale ressaltar que, tipo de peixe tetra possui vida longa que vive até 10 anos quando cuidado nas condições certas é bastante resistente.
Possui o corpo largo e forte, comprimido na lateral e em forma de diamante. Tem uma barbatana gorda como o resto dos membros da mesma família, sua boca é grande e voltada para cima.
15. Tetra cobre
O tetra cobre (Hasemania nana) é um peixe de água doce conhecido também como piabinha vermelha. Além disso, o tetra cobre é um peixe de pequeno porte com relação aos machos dessa espécie possuem uma cor de cobre, já as fêmeas são mais pálidas.
Eles se diferenciam dos demais tetras pela falta de uma segunda barbatana dorsal. Já a dimorfismo sexual é evidente em espécimes adultos, o macho apresenta corpo de forma retilínea e coloração mais intensa.
16. Tetra serpae
O tetra-serpae (Hyphessobrycon eques) é um peixe ornamental de água doce conhecido como Serpae tetra, tetra vermelho, tetra, tetra menor vermelho, tetra surfi, tetra jóia, callistus tetra.
Os tetra-serpae podem crescer no máximo até 4 cm de comprimento, ele possui a coloração vermelho brilhante.
Este tipo de peixe tetra tem o dorso é castanho-oliva e os seus lados são vermelhos, há uma pequena mancha preta no opérculo (às vezes falta). Além disso, o tetra-serpae é um peixe bastante popular em um aquário comunitário por causa de sua beleza e facilidade de atendimento, embora possam se tornar levemente agressivos entre as espécies que se movem lentamente.
17. Tetra neon verde
O tetra neon verde (Paracheirodon simulans) é um peixe ornamental de água doce da ordem Characiformes conhecido de neon verde ou green neon tetra. Além disso, o tetra neon verde apresenta uma pequena nadadeira adiposa e uma única fileira de dentes.
Este tipo de peixe tetra alcança um tamanho adulto de aproximadamente 2 cm e possui expectativa de vida de 3 anos. Além disso, o tetra neon verde possui a coloração azul esverdeado que em condições ideais no aquário, essas marcações adquirem um brilho intenso. No entanto, a cor estrutural é causada pela refração da luz sobre os cristais de guanina que se desenvolvem no interior das células especiais, conhecidas como iridócitos, na camada subcutânea.
Por esta razão dependendo do ângulo suas cores podem variar do azul para o verde. Além disso, a fêmeas costumam ser mais gordinhas do que os machos, mas seu pequeno tamanho tende a dificultar a distinção dos sexos.
Habitat dos peixes tetras
Os peixes tetras convivem bem em águas de pH ácido e mais quentes, oscilando entre 20° a 24°. Além disso, esses peixinhos vivem em ambientes mais escuros, rodeados por plantas e troncos, contudo, a água deve ser extremamente limpa e livre de nitratos.
Por esta razão em aquário, o ideal é manter esse tipo de ambiente usando estruturas plantadas e sem luzes muito fortes.
Cuidados básicos com peixes tetras
Os peixes tetras são particularmente sensíveis a mudanças bruscas de temperatura e pH. Por esta razão, é importante monitorar o aquário e ter muito cuidado ao movimentar esses peixes. Além disso, ao chegar da loja é importante aclimatar e também colocar em quarentena, principalmente se você pretende introduzir esta espécie com outros peixes.
O peixe tetra é uma espécie de peixinho dourado que não tolera grandes quantidades de nitrito na água, portanto, a ciclagem do aquário é essencial para esta espécie e deve ser feita semanalmente.