Início » Peixes » Budião peixe: características, curiosidades, reprodução, alimentação, habitat

Budião peixe: características, curiosidades, reprodução, alimentação, habitat

curiosidades sobre budiao

O budião (Scarus coeruleus) é um peixe de água salgada da ordem perciforme da família Scaridae, conhecido também como peixe-papagaio-azul e budião-azul.

budiao
budiao

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.

Esta peixe é conhecido por sua impressionante cor azul, que cobre todo o seu corpo, por esta razão, ele é considerado uma das espécies marinhas mais bonitas da fauna brasileira.

Características do peixe budião:

caracteristicas do peixe budiao
caracteristicas do peixe budiao

O budião é um peixe de escamas  com a coloração azul os adultos desenvolvem um focinho rombo proeminente e grandes lobos superiores e inferiores na barbatana caudal.

Além disso, esse peixe tem em média de 30 a 73 centímetros de comprimento, mas algumas vezes chega a alcançar 1,2 metros de comprimento.

Vale lembrar que quando eles são jovens, apresentam uma mancha amarela em suas cabeças que, à medida em que crescem, desaparece para dar lugar a uma cor roxa profunda.

Reprodução do peixe budião:

A reprodução do peixe budião ocorre através de desova, e a fertilização acontece quando as fêmeas depositam seus ovos em colunas de água e são soterrados no solo oceânico.

Além disso, os ovos eclodem cerca de 25 horas depois, o budião nasce com sexo definido, embora em alguns casos possa mudar de sexo.

reproducao do peixe budiao
reproducao do peixe budiao

No entanto, aqueles que nascem machos sempre serão machos não dominantes.

Entretanto, as fêmeas maduras podem se transformar em machos, porque nascem com os órgãos sexuais de ambos os sexos.

Alimentação:

Este peixe é herbívoro se alimenta de algas, ajudando a mantê-las sob controle em recifes e costões, o que permite que corais e criaturas marinhas se estabeleçam saudáveis.

Curiosidades:

curiosidades sobre budiao
curiosidades sobre budiao

Os budiões possui dentes fortes e usa esses dentes para esmagar as rochas e os corais que ingere e, portanto, suas fezes adquirem a aparência de uma areia branca.

Além disso, essa areia é a que encontramos nas praias tropicais, este peixe contribui para a formação de pequenas ilhas e praias arenosas do Caribe.

Vale lembra que o budião pode produzir até 450 gramas de areia por ano.

Um outro ponto curioso sobre este peixe é que ele é uma das espécies que desde 2014 está na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção.

Habitat:

O habitat do budião é em recifes de corais no Atlântico, com 3 a 25 metros de profundidade, nas regiões tropicais e subtropicais do Oceano atlântico e do Mar Caribenho.

Onde encontrar o peixe budião:

O budião é encontrado em recifes de corais no Atlântico, Brasil, Bahamas, Bermudas, Antilhas, Índias Ocidentais e estão ausentes na parte norte do Golfo do México.

Regras para a pesca do budião:

regras para a pesca do budiao
regras para a pesca do budiao

Por ser um peixe ameaçado há algumas regras que são permitidas para a captura, o transporte e a comercialização do peixe budião.

Além disso, o mergulho livre de apneia, durante o dia, por pescadores profissionais e com o uso de espingarda de mergulho e arbalete, espécie de arma que dispara arpões, também está autorizado o uso de linha de mão.

No entanto, as armadilhas como covos e manzuás para peixes só serão permitidos em pescaria entre os Estados da Bahia e de Sergipe.

Portanto, a pesca artesanal comercial e a pesca não comercial de subsistência também estão permitidas.

Porém entre as proibições estão a pesca comercial industrial, a pesca amadora e a pesca com finalidade ornamental e de aquariofilia (criação de peixes em aquários).

Além disso, a portaria também define um tamanho mínimo e máximo para a pesca, captura e retenção a bordo das espécies.

O peixe budião deverá ter um mínimo de 20 centímetros (cm) e máximo de 31 cm para a espécie.

Por outro lado, já as espécies Sparisoma frondosum e Scarus zelindae deverão medir entre 17 cm e máximo de 23 cm.

Os pescadores deve respeitar os tamanhos garante a proteção dos indivíduos muito jovens ou com maior capacidade de reprodução e, portanto, de reposição desta população.

Além disso, em caso de captura acidental, os budiões deverão ser liberados vivos ou descartados no ato da captura.

Portanto, a partir do dia 01 de junho de 2019, a captura dos budiões será permitida apenas em área de manejo formalmente instituído pelo governo, sempre seguindo o plano de recuperação da espécie.

Dicas para pesca do peixe budião:

Por ser um peixe ameaçado deve seguir as regas de pesca de sua cidades.

Receita com budião:

Receita de peixe budião com molho de camarão:

budiao com molho de camarao
budiao com molho de camarao

Ingredientes:

– 300 gramas filé de peixe budião;
– 150 gramas camarão;
– 50 gramas alcaparra;
– 1 tablete caldo de camarão;
– 1 colher de amido de milho;
– 150 ml de água;
– 1 colher de vinho branco;

Modo de preparo:

  1. Primeiramente, lave o filé do peixe e o camarão com sal e limão em água corrente.
  2. Em seguida, tempere com limão e sal a gosto e deixe descansar por 10 minutos.
  3. Logo a seguir, na chapa quente coloque o azeite e deixe grelhar o filé e o camarão, por minutos de cada lado, e os flambe com vinho italiano chardonnay.

Molho:

Para fazer este molho, coloque a água, o caldo de camarão e a maisena e mexa até engrossar no fogo baixo, acrescente as alcaparras e o vinho.

Receita de budião grelhado:

Receita de filé de budião:

O Budião é um peixe muito popular no brasil e no mundo, como mencionamos este é um peixe de escamas  com a coloração azul os adultos desenvolvem um focinho rombo proeminente e grandes lobos superiores e inferiores na barbatana caudal.

Além disso, esse peixe tem em média de 30 a 73 centímetros de comprimento, mas algumas vezes chega a alcançar 1,2 metros de comprimento.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.