A truta-tigre é um peixe de água doce da família Salmonídeos, que resulta do cruzamento entre a truta marrom e a truta de riacho.
Este peixe se caracteriza por sua cor prateada com listras escuras no dorso e no ventre, que lembram as de um tigre. Além disso, a sua carne tem um tom rosado e um sabor suave.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características da truta-tigre
A truta-tigre deve seu nome às suas manchas distintas, muitas vezes amarelo-ouro, que lembram vagamente a pele de um tigre.
O ventre avermelhado, herdado do char, realça a coloração vistosa. A cor básica é verde acinzentada com granulação clara.
Caso contrário, possui um corpo alongado em forma de torpedo e ligeiramente comprimido nas laterais e, como todos os salmonídeos, também possui uma barbatana adiposa além das barbatanas dorsal, peitoral, ventral e caudal.
A truta tigre pode crescer até 80 centímetros de comprimento, pesar até sete quilos e atingir a idade de 10 anos.
Reprodução da truta tigre
A truta tigre é estéril, e não pode haver mais propagação dos híbridos , mas apenas resultar de novos cruzamentos das espécies originais.
No entanto, um dimorfismo sexual em peixes fêmeas e machos pode ser determinado por características sexuais externas.
No entanto, as fêmeas da truta tigre não formam gônadas, os machos, por outro lado, desenvolvem testículos e também características sexuais secundárias, como gancho de desova, corcunda, pele mais escura e espessa.
Habitat
A truta tigre pode viver em águas frias e ricas em oxigênio, tanto correntes quanto paradas.
Alimentação
A truta tigre é um peixe carnívoro que se alimenta principalmente de zooplâncton, crustáceos, peixes e lulas.
Onde encontrar a truta tigre
A truta tigre pode ser encontrado no Lago Ashi, Mar Cáspio e Lake Shikotsu.