Tubarão anequim-preto (Isurus paucus) é uma espécie de tubarão cavala de água salgada da família Lamnidae, encontrado em águas temperadas e tropicais.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
O tubarão anequim-preto é um predador capaz de elevar sua temperatura corporal acima da água circundante como os outros membros de sua família é incerto, embora possua as adaptações fisiológicas necessárias.
Esta espécie é normalmente agrupada sob o nome de ” mako ” com seu parente mais conhecido, o tubarão mako.
Características do tubarão anequim-preto
O tubarão anequim-preto é uma espécie que mede mais de 4 metros de comprimento esta espécie se diferencia dos demais tubarões e pela sua longa nadadeira peitoral, cerca de ¼ do comprimento do corpo do animal.
Além disso, esta tubarão apresenta uma coloração azul escuro acima e branco abaixo, assim como grandes olhos negros.
Ele é encontrado como vulnerável pela IUCN devido a pesca incidental e a pesca esportiva, essa categoria foi dada a espécie também como uma medida de precaução, já que pouco se sabe sobre suas populações.
Reprodução do tubarão anequim-preto
A espécie é vivípara vivípara. Ou seja, os embriões eclodem de ovos dentro do útero, numa fase posterior do desenvolvimento, os fetos são alimentados pela mãe com ovos não viáveis (oofagia).
O número de ninhadas costuma ser dois, mas pode chegar a oito, o anequim-preto tem valor comercial limitado porque sua carne e barbatanas são de qualidade inferior à de outros tubarões pelágicos.
No entanto, eles são capturados em números involuntariamente baixos em todo o intervalo.
Habitat
O tubarão anequim-preto é encontrado em mares tropicais e de clima quente e geralmente pode ser encontrado próximo a superfície e existem registros a 1.800 m de profundidade.
Alimentação
Esta espécie se alimentam de pequenos peixes e cefalópodes incluindo baiacus e lulas.
Onde encontrar o tubarão anequim-preto
Esta espécie é encontrado em toda a costa do Rio Grande do Sul, e no sul dos EUA, Cuba e Brasil, Atlântico Leste Guiné e Gana.