Cação-anjo-asa-longa ( Squatina argentina) é uma espécie de tubarão semelhante às raias, ela é o único género de tubarões pertencentes à família Squatinidae, conhecido popularmente pelo nome de cação-anjo.
O cação-anjo-asa-longa possui o corpo achatado e barbatanas peitorais largas, assemelhando-se às raias, este género tem 16 espécies e ocorrem em águas tropicais e temperadas de todo o planeta.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso tubarão.
Além disso, o cação-anjo-asa-longa ás vezes chamado de cação-bagre, é um peixe das profundezas que se enterra nos solos arenosos ou lodosos durante o dia.
Esta espécie tem o corpo achatado e sua excelente camuflagem permitem que ele se esconda das presas potenciais, que são atacadas inesperadamente quando passam na sua frente.
Características do cação-anjo-asa-longa
O cação-anjo-asa-longa possui o corpo achatado com boca terminal na ponta do focinho, larga nadadeiras peitorais separadas da cabeça que se parecem com asas.
Em relação aos seus olhos e espiráculos estão situados no alto da cabeça, com cinco pares de cavidades branquiais que estendem do lado da cabeça sob a garganta, ventralmente.
Além disso, as duas nadadeiras dorsais estão na parte traseira do corpo perto da base da cauda tubular, a nadadeira caudal é bem desenvolvida com um lóbulo mais baixo e mais longo que o lóbulo superior.
Já a coloração do cação-anjo-asa-longa é de cor cinza-amarronzada com manchas oliváceas, e se mimetiza muito bem com o meio. Esta espécie de cação atinge 2 m de comprimento e 30 Kg de peso
Reprodução do cação-anjo-asa-longa
O cação-anjo-asa-longa é vivíparo, o macho alcança a maturidade com 75 cm de comprimento, após aproximadamente 8 anos da vida, enquanto as fêmeas com 90 cm de comprimento, geralmente ao redor dos 13 anos de idade.
Já o período gestacional é aproximadamente 10 meses com o nascimento que ocorre de março a junho, a espécie gera 1 a 13 filhotes que medem 23 cm ao nascerem.
Habitat
O cação-anjo-asa-longa habita no fundo do oceano, baías e ás margens de florestas de algas, em profundidades que variam de 3 a 200 m.
Ameaças
O cação-anjo-asa-longa encontra-se criticamente ameaçada devido a pressão pesqueira que sofre, apesar de hoje em dia sua pesca ser proibida os tubarões-anjo ainda são capturados ilegalmente pela pesca de arrasto e rede de emalhe, sendo desembarcados sem peles em portos clandestinos.
Além disso, ele por ser facilmente capturada em redes de emalhe e na pesca de arrasto de fundo, a pesca incidental também é um problema para a espécie.
Alimentação
Esta espécie de cação se alimenta de peixes, crustáceos e moluscos, e durante horas do dia, ele se camufla pacificamente em fundos da areia e de lama próximos de recifes e de áreas rochosas, esperando a presa potencial.
E quando uma presa fica a seu alcance, o cação-anjo-asa-longa usa o seu ataque rápido, surpreendendo-a com suas maxilas poderosas, e após a alimentação, o tubarão camufla-se novamente esperando um outro incauto.
Fotos do cação-anjo-asa-longa
Onde encontrar o cação-anjo-asa-longa
O cação-anjo-asa-longa é encontrado no Atlântico Sudoeste de Santa Catarina no Brasil até o sul do Uruguai e em todo o litoral gaúcho.