Criação do peixe canivete em aquário será a dificuldade moderada por conta do comportamento agressivo que ele pode apresentar.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre a criação do peixe-canivete em aquário.
Este é um peixe de água doce endêmico do Rio Amazonas, no Brasil. Ao contrário da maioria dos outros espécimes da sua família, este peixe possui uma morfologia adaptada a uma existência bentônica em águas correntes.
Licença para a criação de peixe ornamental
A criação de peixes ornamentais exige do empresário o cumprimento de alguns requisitos legais, como licença ambiental e registro no Departamento de Aquicultura e Pesca.
Além disso, para a criação do peixe-canivete em aquário também é necessário o registro no Conselho do Comércio e obter o CNPJ da empresa, além do alvará emitido pela prefeitura.
Criação do peixe-canivete em aquário
Aquário
Para criação correta do peixe-canivete é recomendado colocá-lo em um aquário, com no mínimo 6 exemplares da sua espécie e que possua a capacidade de 500 l de água.
Além disso, na decoração do aquário você pode colocar rochas de vários tamanhos, cascalho, pedras e também areia para que lembre o habitat natural deste espécime.
Parâmetros da água
– Dureza: 4 a 12;
– pH: 6.0 a 6.5;
– Temperatura: 22°C a 25°C;
Alimentação em aquário
Em aquário este animal pode ser alimentado com vegetais e também alimentos vivos e congelados.
Compatibilidade
Este peixe costuma viver melhor em aquário com no mínimo 6 exemplares da sua espécie, isso não irá evitar que ele diminua o seu comportamento agressivo. Contudo fará com que ele se sinta melhor no ambiente do que se estivesse sozinho.
Com outros exemplares de sua espécie ele irá apresentar um comportamento agressivo para poder tomar a hierarquia do grupo.
Reprodução / Acasalamento
Sabe-se que a reprodução deste peixe em aquário não é fácil por isso não existem informações suficientes para descrevê-la.