Peixe-porco-azul ( Odonus niger ) é uma espécie de peixe marinho da família dos Balistidaeque pertence ao gênero Odonus.
Vive no Mar Vermelho e no Indo-Pacífico desde a costa da África Oriental até a África do Sul , Japão , Nova Caledônia até as Marquesas e as Ilhas da Sociedade em profundidades de 3 a 35 metros.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Os peixes vivem em cardumes soltos sobre recifes de corais em lagoas e recifes externos. Eles terão 50 centímetros de comprimento.
Características do peixe-porco-azul
Peixe-porco-azul são normalmente roxos profundos com manchas verde-azuladas em suas cabeças e margens azuis claras brilhantes nos lóbulos da cauda e nas barbatanas. Assim como outros peixes da família Balistidae , a cauda é em forma de lira.
A boca do peixe-porco parece estar sorrindo e mantém pequenos dentes vermelhos que são afiados como agulhas com dois dentes na mandíbula superior que podem ser vistos quando a boca está fechada.
Esses peixes-porco são um dos gatilhos mais pacíficos da família, mas podem se tornar ameaçadores com a idade e podem emitir um som do tipo grunhido. Eles têm a capacidade de mudar de cor dependendo de seu humor, comida, alimentação e qualidade da água de roxo para azul e para verde-azulado.
Suas barbatanas peitorais são bem pequenas; como resultado, eles dirigem principalmente com suas barbatanas dorsal e anal , o que os torna muito manobráveis, e também usam essas barbatanas para se mover com um tipo exótico de propulsão que lembra uma hélice. É um dos estilos de natação mais singulares no oceano.
Habitat do peixe-porco-azul
Peixe-porco-azul podem habitar canais de recifes ou longas encostas com fortes correntes de água.
Eles sobrevivem se escondendo entre rochas e fendas para não serem arrastados pelas correntes de água. Eles também podem viver nas águas costeiras rasas costeiras em profundidades de cerca de 30 a 100 pés.
Reprodução do peixe-porco-azul
Esses peixes têm emparelhamento distinto. Eles se encontram em áreas de acasalamento onde os machos estabelecem seus territórios.
O peixe-porco-azul constroe ninho para colocar seus ovos. As fêmeas cuidam dos ovos enquanto machos e fêmeas guardam os ovos esperando que eclodam. Embora possam se reproduzir na natureza, eles não podem se reproduzir em aquários.
Alimentação do peixe-porco-azul
O peixe-porco-azul se alimenta de zooplâncton, bem como de invertebrados bentônicos, como esponjas , moluscos e crustáceos .
Criação do peixe-porco-azul
Peixes juvenis pequenos costumam ser vendidos em pet shops, mas é importante ressaltar que se trata de uma espécie grande que chega a 50 centímetros de comprimento quando adulta.
Ao contrário de outros peixes-porco, esta espécie pode crescer até a idade adulta em um curto período de tempo, mesmo em um tanque se gerenciado adequadamente, portanto, um tanque de tamanho apropriado (300-400 litros ou mais) deve ser preparado.
Por outro lado, eles são dóceis entre as espécies de peixes-porco, podendo ser mantidos juntos ou coexistir bem com companheiros de aquário.
Mesmo no aquário, come bem sem ser exigente com a comida e, se for de um tamanho que caiba na boca, comerá bem a maioria dos alimentos congelados de origem animal, alimentos secos, pellets, etc.
No entanto, ainda é um peixe-porco, por isso tem dentes afiados e uma força de mordida forte; portanto, se você colocar a mão no tanque descuidadamente, poderá ser mordido e sangrar, portanto, tome cuidado.