O tubarão-zebra (Stegostoma fasciatum) é uma espécie de peixe de grande porte de água salgada, e o único membro da família Stegostomatidae.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Esses tubarões são noturnos e passam a maior parte do dia descansando imóveis no fundo do mar.
À noite, tubarão-zebra caçam ativamente por moluscos, crustáceos, pequenos peixes ósseos e, possivelmente, serpentes marinhas dentro de buracos e fendas no recife, embora eles sejam solitários na maior parte do ano, eles formam grandes agregações sazonais.
Características do tubarão-zebra
O tubarão-zebra tem um corpo cilíndrico com uma grande cabeça ligeiramente achatada e um focinho curto e achatado.
Com relação aos seus olhos são pequenos e colocados nas laterais da cabeça, os espiráculos estão localizados atrás deles e são tão grandes quanto ou maiores que os olhos.
As últimas três das cinco fendas branquiais curtas estão situadas sobre as bases da barbatana peitoral, e a quarta e quinta fendas estão muito mais próximas do que as outras.
Cada narina tem um barbilho curto e um sulco que vai até a boca, a sua boca é quase reta, com três lóbulos no lábio inferior e sulcos nos cantos.
Existem 28-33 fileiras de dentes na mandíbula superior e 22-32 fileiras de dentes na mandíbula inferior; cada dente tem uma grande cúspide central flanqueada por duas menores.
Reprodução do tubarão-zebra
Esta espécie é ovíparo, e as fêmeas produzem várias dúzias de grandes cápsulas de ovo, que ancoram em estruturas subaquáticas por meio de gavinhas adesivas, e Inócuos para os humanos e resistentes em cativeiro.
Alimentação
O tubarão-zebra se alimenta principalmente de moluscos com casca, embora também de crustáceos, pequenos peixes ósseos e possivelmente serpentes marinhas.
Habitat
Esta espécie habita em todo o Indo-Pacífico tropical, frequentando recifes de coral e áreas arenosas planas até uma profundidade de 62 metros.
Fotos do tubarão-zebra
Onde encontrar do tubarão-zebra
O tubarão-zebra é encontrado em águas tropicais da região do Indo-Pacífico, da África do Sul ao Mar Vermelho e ao Golfo Pérsico (incluindo Madagascar e as Maldivas), à Índia e sudeste da Ásia (incluindo Indonésia, Filipinas e Palau), para o norte a Taiwan e Japão, para o leste a Nova Caledônia e Tonga, e para o sul ao norte da Austrália.