Goby de fogo (Nemateleotris magnifica) é uma especie de peixe marinho da família dos Gobiidae que pertence ao gênero Nemateleotris.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
É um peixe muito tímido, que vive em buracos na rocha e se esconde rapidamente ao menor sinal de perigo.
Características do goby de fogo
O goby de fogo tem um comprimento do corpo até 9 cm, a parte anterior do corpo alongado e a primeira barbatana dorsal em forma de flâmula são brancas com manchas azul-pérola, ao nível do início das barbatanas não emparelhadas.
O corpo e as barbatanas adquirem gradualmente um vermelho ardente brilhante cor, as segundas barbatanas dorsal e anal são longas e estreitas, com estreitas faixas pretas longitudinais na metade posterior. Nadadeira caudal com grandes manchas pretas.
A cabeça é esverdeada com manchas brilhantes azuladas, os olhos são grandes. Nadadeira anal com 1 raio duro e 27-30 raios moles. As barbatanas dorsais têm apenas 7 raios duros e 28-32 raios moles.
Habitat do goby de fogo
Vive na parte superior das encostas externas dos recifes de coral a uma profundidade de 6 a 70 m, mas geralmente não mais profundo do que 28 M. Habita as camadas inferiores da água com uma temperatura de 22 a 28 °C.
Distribuição geográfica
A cordilheira cobre o cinturão tropical dos oceanos Índico e Pacífico da África Oriental ao Havaí , Marquesas , Ilhas Pitcairn e Micronésia , ao norte até o arquipélago de Ryukyu , ao sul até a Nova Caledônia e as ilhas do sul da Polinésia.
Reprodução do goby de fogo
O goby de fogo monogâmicas. Sua reprodução em cativeiro é difícil, mas não impossível. A maior complicação é colocar os filhotes para frente.
Alimentação do goby de fogo
O goby de fogo alimenta-se de zooplâncton e pequenos crustáceos copépodes .
Criação em aquário
Indicado para sua manutenção em aquários de corais . Devem ser dotadas de áreas com correntes e bem oxigenadas. Devido à sua timidez, eles também receberão esconderijos e áreas sombreadas.
É tolerante com o resto de seus companheiros em um aquário de recife. Você deve evitar juntá-los, tanto com anêmonas, que podem prendê-los, quanto com espécies agressivas de peixes, que os obrigariam a passar a maior parte do tempo escondidos.