Menhaden do Atlântico ( Brevoortia tyrannus ) é uma espécie norte-americana de peixe da família do arenque, Clupeidae .
Os menhaden do atlântico são encontrados nas águas costeiras e estuarinas do Atlântico Norte, desde o sul da Nova Escócia até o norte da Flórida .
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Eles são comumente encontrados em todas as salinidades da Baía de Chesapeake e nas águas do Meio-Atlântico. Eles nadam em grandes cardumes que se estratificam por tamanho e idade ao longo da costa.
Peixes mais jovens e menores são encontrados na Baía de Chesapeake e na costa sul, enquanto peixes maiores e mais velhos são encontrados ao longo da costa norte.
Características do menhaden do atlântico
O corpo do menhaden do atlântico é achatado lateralmente com um abdômen nitidamente quilhado. A cabeça grande e sem escamas representa quase um terço do comprimento total do corpo de até 50 cm.
O dorso é verde-azulado escuro, os flancos, o ventre e as barbatanas são prateados com um brilho bronze.
Há uma mancha preta distinta atrás da cobertura branquial , seguida por uma série de manchas menores ao longo do flanco. A barriga e a barbatana anal têm cada uma 18 a 24 raios moles, a barbatana caudal é claramente entalhada.
Habitat do menhaden do atlântico
Esta espécie vive no oeste do Oceano Atlântico entre a Nova Escócia e o norte da Flórida . Faz migrações sazonais de norte a sul.
Esta espécie é pelágica costeira . Frequenta águas muito próximas da costa no verão e avança para maiores profundidades na estação fria. Forma agregados consistentes perto da foz, os juvenis podem subir os rios por trechos bastante longos.
Reprodução do menhaden do atlântico
O menhaden do atlântico desovar durante todo o ano. No entanto, os dois períodos de reprodução mais importantes são a primavera (março a maio) e o outono (setembro a outubro), a desova geralmente ocorre nas áreas intertidais dos rios.
As larvas são pelágicas e acredita-se que passem cerca de um mês em águas profundas antes de retornar às áreas costeiras em que eclodiram.
Alimentação do menhaden do atlântico
O menhaden do Atlântico é uma espécie planctófaga que captura suas presas por filtração.
Conservação
A espécie não é oficialmente considerada ameaçada. No entanto, em dezembro de 2012, a Comissão de Pesca Marinha dos Estados do Atlântico nos EUA decidiu os primeiros limites de captura para neutralizar a sobrepesca .
Em 2017, várias organizações fizeram campanha para manter a cota de captura. Uma população estável de menhaden é importante para uma recuperação sustentável das populações de animais que dependem dela como presa.
Além disso, os estoques originais que existiam no mar antes da exploração extensiva ainda não recuperaram seus níveis originais.